topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Manter as informações corretas e atualizadas na base de dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) é a melhor maneira de ter um bom desempenho na avaliação do IDSS, na dimensão Qualidade Cadastral.

Para saber se é necessário fazer alguma correção, consulte o Relatório de Qualidade Cadastral (RQC), que permite extrair dados consolidados e detalhados. Confira a seguir:


Relatório consolidado:

Resume a situação do cadastro trazendo o quantitativo de registros incorretos.

Suas informações se referem, fundamentalmente, à identificação do produto/plano ao qual o beneficiário está vinculado na operadora e, por consequência, à identificação dele de forma inequívoca. Daí a importância do uso deste relatório para detectar incorreções e garantir que todos os vínculos existentes em sua base tenham o produto informado corretamente.

A identificação do beneficiário do plano é da maior importância, já que mais de um indicador emprega o CPF do indivíduo em sua apuração. Os indicadores vão mostrar o grau de concordância entre as informações lançadas no SIB e na Receita Federal do Brasil (RFB). O cruzamento dessas duas plataformas também permitirá às operadoras saberem onde estão as divergências entre os dados. Saiba mais, a seguir, no relatório Consolidado.

Exemplo do relatório de Diagnóstico de Qualidade Cadastral do SIB-ANS apresentando, no seu topo, as informações cadastrais da operadora como: razão social, registro ANS e data de geração. Logo abaixo são apresentas quatro listagens.   A primeira listagem se chama Registros Ativos e apresenta os seguintes dados: Registro sem data de nascimento, Registros com data de nascimento divergente, Registros sem Plano, Registros com Plano Irregular, Registros de titular sem CPF, Registros de dependente maior sem CPF, Registro sem relação de dependência e Número de registros de planos coletivos sem informação do CNPJ ou CEI.    A segunda listagem se chama CNS e apresenta os seguintes dados: total de registros CNS, total de CNS não preenchido, número de CNS repetidos, número de registros envolvidos.   A terceira listagem se chama Total de Dependentes e apresenta dois blocos de conteúdos. O primeiro, Dependente maior, também apresenta os registros de dependente maior validado, dependente maior não validado e dependente maior não identificado. O segundo bloco, dependente menor, apresenta os registros de dependente menos validado, dependente menor não validado, dependente menor identificado, dependente menor não identificado e dependente menor não encontrado.   A quarta listagem, CPF, apresenta: total de registros com CPF, total de CPF não preenchido, número de CPF repetidos, número de registros envolvidos.   Abaixo das listagens é apresentada a fonte dos dados, Cadastro de Beneficiários do SIB/ANS, e a competência do SIB ao qual o diagnóstico se refere.


Relatório detalhado:

Apresenta a listagem dos registros que apresentam incorreções.

Este diagnóstico possibilita identificar, por meio dos Códigos de Controle Operacional (CCO), os registros que estão com campos de “identificação pessoal” e “plano” não preenchidos e/ou preenchidos com dados divergentes, dentre outras inconsistências.

As informações fornecidas devem ser analisadas dentro da lógica contida na descrição da legenda dos indicadores. Logo, ao retificar o número do CPF, você qualifica este campo e demais informações referentes ao indivíduo em outros campos, como o “nome” e a “data de nascimento”. Estes dados, ao serem lançados no SIB, serão comparados com os dados da Receita Federal do Brasil (RFB). O indicador será capaz de mostrar o grau de concordância dos registros de forma sistematizada e determinística, competência a competência. Esta dinâmica permite à operadora melhorar de tal forma os dados dos seus beneficiários que poderá obter melhor desempenho não só no indicador Percentual de Qualidade Cadastral como em outros indicadores do IDSS.

sib quadro8


Como acessar os relatórios consolidado e detalhado

Os relatórios do SIB são atualizados a cada competência, permitindo acompanhar a evolução dos dados e, consequentemente, a melhoria da qualidade do seu cadastro.

Para utilizar o RQC acesse ans.gov.br > Espaço da Operadora > Compromissos e Interações> Solicitações e consultas > Central de relatórios ou clique aqui para acessar a Central de Relatórios.


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página