Programa de Qualificação de Operadoras

A avaliação das operadoras é realizada por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência. Esses indicadores são reunidos em quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-financeira, Estrutura e Operação, e Satisfação do Beneficiário.

Cada uma dessas dimensões possui um peso na formação da pontuação final da operadora, sendo 50% para Atenção à Saúde, 30% para Econômico-financeira, 10% para Estrutura e Operação e 10% para Satisfação do Beneficiário. Dessa forma, ao final da avaliação, a operadora recebe uma nota que pode se encaixar em uma das seguintes faixas de notas de avaliação: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; 0,80 a 1,00, sendo que a faixa de 0,80 a 1,00 indica melhor desempenho. Somente são avaliadas as operadoras com registro ativo na ANS.


Retificação no cálculo dos indicadores

Em janeiro de 2012, após análises realizadas durante a fase recursal do Programa de Qualificação de Operadoras, foi detectada a necessidade de retificação no cálculo dos indicadores: Número de internações hospitalares por beneficiário, Taxa de aplicação tópica profissional de flúor e Taxa de raspagens supra-gengivais.

As modificações produziram alterações na faixa do IDAS ou IDSS de algumas operadoras,interferindo, portanto, em alguns dos resultados divulgados em 20/10/2011.

Adicionalmente, foram excluídas da lista, previamente divulgada, algumas operadoras cujos registros foram cancelados até o primeiro quadrimestre de 2011. Por fim, ressaltamos que do ponto de vista do desempenho global da saúde suplementar as modificações não produziram alterações significativas nas avaliações realizadas.

Desempenho das Operadoras: Ano-base 2010.

 

Faixas de notas de avaliação:

Pior Melhor
 

  Médico-Hospitalares         Exclusivamente Odontológicas

 
       
 
BaixarBaixe relatório sintético do
desempenho do IDSS 2010
 
ConsultarConsulte o desempenho de uma operadora
específica entre as operadoras avaliadas