topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Benvindo ao Portal da ANS

Destaque anterior
 
Próximo destaque

Últimas Notícias - Ver todas as notícias

Consumidor

Publicado em: 17/01/2020

Feriado no Rio de Janeiro

Sede e Núcleo da ANS no município não terão expediente na segunda-feira (20/01)

Sobre a ANS

Publicado em: 15/01/2020

Controle Social, transparência e previsibilidade

Plano Estratégico 2020-2023 e Plano de Comunicação Institucional estão disponíveis no portal da ANS

Sobre a ANS

Publicado em: 13/01/2020

ANS promove 10º encontro de avaliação de propostas de atualização do Rol

Nos dois dias foram avaliadas tecnologias em saúde para o tratamento de doenças hematológicas

Sobre a ANS

Publicado em: 07/01/2020

"ANS: Pronta pra te ajudar!" é o slogan da nova campanha publicitária da reguladora

Vídeos produzidos para internet e redes sociais têm como mote a orientação ao consumidor

Agenda Regulatória


A Agenda Regulatória é um instrumento de planejamento que agrega o conjunto de temas estratégicos e prioritários, necessários para o equilíbrio do setor, que são objeto de atuação da ANS em determinado período.

Fim do contéudo da página

Rol de Procedimentos Vigente

Em 07 de junho de 2010, entrou em vigor a nova versão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A partir dessa data, todos os planos regulados pela ANS devem cumprir a Resolução Normativa nº 211/2010, que amplia a cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde e passa a listar, a um só tempo, tanto os procedimentos médicos quanto os odontológicos e para outros profissionais de saúde.

Cada vez mais, a ANS busca a integração entre procedimentos e sua forma de utilização, visando à segurança para os pacientes e ao aprimoramento da melhor prática em saúde. Para tanto, foi ampliado o número de diretrizes de utilização (critérios que devem ser preenchidos para que a cobertura do procedimento seja obrigatória e liberada pelo plano) e foram também implementadas as diretrizes clínicas (guias de orientação da prática clínica baseadas nas melhores pesquisas científicas disponíveis) produzidas pela Associação Médica Brasileira (AMB).

É importante observar a existência de alguns procedimentos no rol da ANS que, por serem de maior complexidade, quando indicados no tratamento de doenças que o beneficiário saiba ter - Doenças ou Lesões Preexistentes (DLP) - podem ter carência máxima de até 24 meses. Doenças ou Lesões Preexistentes são aquelas doenças de que o beneficiário saiba ser portador ou sofredor no momento da contratação de um plano de saúde. Lembre-se de que as carências, quando existirem, devem estar expressas no seu contrato.

O processo de revisão do rol contou com a constituição de um grupo técnico composto por representantes de entidades de defesa do consumidor, de operadoras de planos de saúde, de profissionais de saúde que atuam nos planos de saúde e de técnicos da ANS. O grupo reuniu-se ao longo de 2009 para construir a proposta que, posteriormente, foi submetida à avaliação da sociedade por meio da Consulta Pública nº 31, disponibilizada no sitio eletrônico da ANS no período de 8 de setembro a 30 de outubro de 2009.

 


Confira as principais inclusões do Rol de 2010:

 
 
ProcedimentoDescrição
Cirurgias por vídeo no tórax

São 26 novas cirurgias por este método. Para diversas doenças, esse tipo de procedimento é menos invasivo que o convencional, pois não demanda abertura da caixa torácica.

Exames laboratoriais

Os consumidores terão acesso a mais 17 novos exames, incluindo diversas dosagens de anticorpos para diagnóstico, tais como o anti-GAD (para diabetes) e exames para avaliação de imunodeficiências primárias.

Exames de genética

Novos exames para orientação do tratamento de alterações cromossômicas em leucemias.

Promoção à saúde e prevenção de doenças

Foram ampliados os números de consultas para nutricionistas fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Entre os exames preventivos, estão o teste do olhinho (para recém-nascidos) e o teste rápido de HIV para gestantes.

Transplante de medula óssea Procedimento indicado em tratamento de leucemias e outras doenças hemtológicas. O transplante alogênico (de outro doador) é mais uma opção de tratamento, além do autólogo (retirado do próprio paciente), á coberto atualmente.
Saúde mental O atendimento em hospital-dia tornou-se ilimitado, como alternativa à internação hospitalar.
Odontologia Agora o tratamento odontológico na saúde suplementar ficou mais completo. Entre os 16 novos procedimentos, estão a colocação de coroa e bloco.
Novas tecnologias Destaque para o marcapasso multissítio, utilizado no tratamento de insuficiência cardíaca refratária, além do PET-SCAN oncológico e da oxigenoterapia hiperbárica.
 
 


Consultas com profissionais de saúde

(por ano de contrato e conforme diretrizes de utilização)

 
 
Quantidade atualQuantidade a partir de 7 de junho de 2010
Fonoaudiólogo
6 Até 24
Nutricionista
6 Até 12
Terapeuta Ocupacional
6 Até 12
Psicólogo
6 Até 40
 
 


Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página