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Central de Atendimento

Tudo o que você deve saber sobre rede conveniada (médicos, hospitais, laboratórios)

Um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de contratar seu plano de saúde é verificar a rede conveniada. Ou seja, é bom avaliar se o plano de saúde oferece  médicos, hospitais e laboratórios próximos de sua residência e local de trabalho, com qualidade e fácil acesso.

A operadora pode mudar a rede conveniada durante o tempo do meu contrato?

A operadora deve manter a rede credenciada oferecida ao consumidor no ato da contratação. Em caso de necessidade de alteração, a operadora deverá solicitar e obter autorização da ANS e seguir as regras estabelecidas em lei:

  • para excluir um prestador de serviços de saúde as rede conveniada, a operadora do plano de saúde deverá medir a capacidade de atendimento da entidade a ser excluída, sempre mantendo a cobertura com padrão de qualidade equivalente, sem custo adicional para os consumidores;
  • para substituir um prestador de serviços de saúde da rede conveniada, a operadora deve incluir em seu lugar outro com o mesmo padrão de qualidade e serviços; nesse caso, ela deve informar aos seus consumidores e à ANS com 30 dias de antecedência.

O que acontece se um médico, laboratório ou hospital da rede conveniada do meu plano de saúde se recusar a me atender?

A operadora do seu plano de saúde é responsável pelo atendimento de seus consumidores em toda a rede credenciada oferecida. Caso haja recusa de atendimento, a operadora estará infringindo a lei e poderá ser punida.


Em que situações o paciente tem prioridade de atendimento?

Uma pessoa pode ter prioridade no atendimento se for gestante, lactante, criança até cinco anos e se tiver mais de 65 anos, ou nos casos de urgência e emergência. Não pode haver tratamento diferenciado para cliente de qualquer plano de saúde, nem pode haver prioridade de atendimento a clientes particulares.


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