topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Inscrição ou cadastro de programas

As operadoras de planos privados de assistência à saúde que desenvolvem programas para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças deverão obrigatoriamente informá-los à ANS por meio do Formulário de Inscrição (FI). Caso a operadora deseje a aprovação do programa pela ANS, deverá preencher o Formulário de Cadastramento (FC).


Diferenças entre cadastro e inscrição de programas

  Inscrição Cadastro
Características

Obrigatório: Todas as operadoras que desenvolvem programas para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças devem informá-los à ANS.

Facultativo: Quando a operadora desejar a aprovação do programa, deverá efetuar o cadastramento. Os programas cadastrados serão, obrigatoriamente, analisados pela ANS para fins de aprovação.

Vantagens
  • A ANS disponibiliza, periodicamente, a lista das operadoras que tiveram programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças inscritos. Acesse aqui e conheça.
  • A ANS disponibiliza, periodicamente, a lista das operadoras que tiveram programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aprovados. Acesse aqui e conheça.
  • A ANS disponibiliza uma Declaração de Aprovação, na qual consta a conformidade do programa. As empresas contratantes e beneficiários também poderão acessar e imprimir a Declaração de Aprovação.
  • ANS permite a redução da exigência mensal de margem de solvência do exercício corrente, em relação ao  total de despesas com programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aprovados, registrados contabilmente no exercício anterior  ( Art 6º da INC 07/12)
  • Recebimento de pontuação Bônus no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da Operadora – IDSS.
  • Bonificação no Monitoramento Assistencial.

Como inscrever um programa?

A inscrição consiste no preenchimento de formulário eletrônico que permite à operadora informar os dados necessários para a identificação do programa, não sendo realizada sua análise com fins de aprovação pela ANS. Deverá ser preenchido um formulário para cada programa desenvolvido.

Clique aqui para saber como efetuar a inscrição de um programa e ter acesso ao Formulário de Inscrição (FI)


Como cadastrar um programa?

O cadastramento consiste no preenchimento de formulário eletrônico que permite à operadora informar os dados necessários para a identificação e análise do programa com fins de aprovação pela ANS.

A ANS definiu alguns parâmetros mínimos para que as operadoras possam cadastrar seus programas. Após a avaliação, a ANS comunicará a decisão de aprovação ou de reprovação à operadora por meio de ofício.

Clique aqui para saber como efetuar o cadastro de um programa e ter acesso ao Formulário de Cadastramento (FC)


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página