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Avisos para Operadoras

A Diretoria de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) comunica às operadoras e administradoras de benefícios que não haverá publicação do resultado das leituras do Indicador de Fiscalização relativas ao 9º Ciclo de Fiscalização (que compreende o período de 15/02/2020 a 14/08/2020).  

A medida foi tomada em função da decisão da 525ª reunião da Diretoria Colegiada da ANS, realizada em 09/04/2020, que aprovou a proposta de interrupção e/ou postergação dos processos de Intervenção Fiscalizatória devido às medidas de combate à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). Com a pausa temporária no programa, esses dados não serão utilizados para fins de seleção das operadoras para o 10º ciclo do Programa, conforme os fundamentos expostos na Nota Técnica nº 1/2020/COINT/GEPJI/GGOFI/DIRAD-DIFIS/DIFIS.  

Leia aqui a íntegra da Nota Técnica nº 1/2020/COINT/GEPJI/GGOFI/DIRAD-DIFIS/DIFIS - Impacto das medidas de contenção da COVID-19 sobre os ciclos da Intervenção Fiscalizatória. 

Leia aqui a íntegra da Nota Técnica nº 2/2020/COINT/GEPJI/GGOFI/DIRAD-DIFIS/DIFIS - Critérios para o Plano Semestral de Intervenção Fiscalizatória do 10º Ciclo de Fiscalização.

 

Área fica indisponível a partir das 12 horas de terça-feira, 12/05

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alerta que o prazo final para envio do Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA-Ouvidorias 2020, contendo os resultados apurados no ano de 2019 será finalizado no dia 31/05/2020.

A medida excepcional de prorrogação do prazo teve como objetivo permitir que as operadoras pudessem priorizar esforços de contenção à pandemia de Covid-19.
  
Para acessar o formulário e obter orientações sobre o preenchimento, clique aqui.
 
Todas as informações sobre o REA-Ouvidorias 2020 podem ser encontradas no portal da ANS.

Em caso de dúvidas, as operadoras podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

A partir de 8 de maio de 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizará o E-Protocolo como mais uma opção para o envio da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários referente ao ano-base 2019, que poderá ser acessado através do Portal Operadoras e utilizado como forma alternativa ao PTA e Correios. O envio deverá ser realizado até a data de corte do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS – ou seja, 31 de maio de 2020.

Como o E-Protocolo já é conhecido das operadoras (atualmente utilizado para peticionamento do Ressarcimento ao SUS), seguem algumas orientações específicas para o envio da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários:

     • Para acessar o E-Protocolo - deverá ser utilizado o navegador Google Chrome para acesso ao Portal Operadoras e dentro deste ambiente, o Sistema de Protocolo Eletrônico.

     • O novo protocolo a ser escolhido é: Tipo - “Índice De Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)”; Assunto - “Envio do resultado da pesquisa de satisfação ano-base 2019”.

     • Será apresentada uma tela com alguns campos de preenchimento obrigatório. Entre eles temos:

          a) Preenchimento do link no portal da operadora onde a pesquisa foi disponibilizada;

          b) Preenchimento de informações relativas à identificação do Responsável Técnico, nº de registro CONRE e identificação do Auditor independente com seu CPF;

          c) Campos para preenchimento de informações importantes que constam no Relatório com os Resultados de Pesquisa, tais como: período de realização da pesquisa, tamanho da amostra, taxa de respondentes, erro amostral etc.

          d) Valores obtidos em cada opção de resposta (em cada um dos 10 quesitos obrigatórios); 

Os valores informados nesses campos deverão ser iguais aos valores apresentados no relatório contendo os resultados da pesquisa. Qualquer inconsistência poderá acarretar no indeferimento do pleito.

     • Como o Termo de Reponsabilidade da Pesquisa é de envio obrigatório, ele deverá ser anexado ao campo no E-Protocolo correspondente ao campo da Petição Eletrônica;

     • O relatório contendo os Resultados da Pesquisa e o Parecer de Auditoria Independente também deverá ser encaminhado como arquivo anexo e deverá ser o mesmo divulgado pela operadora em seu portal;

     • Caso a operadora deseje, poderá encaminhar outros anexos relativos à Pesquisa através do E-Protocolo também tais como a Nota Técnica da Pesquisa e o Relatório de Auditoria Independente;

     • A operadora deverá estar atenta ao preenchimento correto de todos os campos, mantendo a coerência entre as informações inseridas no E-Protocolo e as informações divulgadas. Os campos são sujeitos às críticas de envio e, em caso de erro, a remessa não poderá ser executada.

     • Caso o usuário seja o Representante Legal da operadora perante a ANS, o novo protocolo relativo à Pesquisa de Satisfação já estará disponível no Protocolo Eletrônico de forma automática.

Por padrão do sistema, o Representante Legal é o único usuário que possui acesso a todos os perfis de todos os sistemas. Para isso basta acessar o sistema “Protocolo Eletrônico” no menu “Operadora” do Portal Operadoras.

Como o envio da Pesquisa gera um novo protocolo, o Representante Legal da operadora poderá conceder o acesso aos usuários que utilizarão o sistema. Para conceder o acesso, basta seguir o passo a passo descrito no manual disponível no Portal Operadoras.

Observação: Para evitar que o representante legal tenha que acessar o “ADMP Operadora” toda vez que for necessário gerir o acesso de um usuário, é possível conceder acesso a estes perfis a quem tenha acesso ao sistema “ADMP Operadora”, delegando assim a concessão destes perfis.

Para dúvidas sobre concessão de acesso no Portal Operadoras entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para dúvidas sobre a pesquisa, entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estimula e orienta as operadoras de planos de saúde a realizarem anualmente a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, seguindo parâmetros técnicos que permitam pontuar e comparar as diferentes empresas que comercializam planos. A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), caso seja aplicada de acordo com as diretrizes previstas no Documento Técnico para a realização da pesquisa de satisfação de beneficiários de planos de saúde elaborado pela ANS.

Após o terceiro ano de envio e análise de pesquisas, já foi possível mapear as maiores inconsistências cometidas e os motivos de indeferimento da pesquisa. Desse modo, para deixar mais claro os requisitos mínimos, segue um check list contendo os pré-requisitos necessários para a realização da análise técnica que devem ser cumpridos pelas operadoras de planos de saúde.

Informações Gerais:

1. A pesquisa deverá ser realizada a partir do mês de julho do ano anterior ao ano-base de avaliação do IDSS relativa aos últimos 12 meses.
2. As informações mínimas exigidas e eventuais retificações devem ser enviadas para a ANS até a data de corte do IDSS do ano-base avaliado. 
3. Após a data de corte não serão considerados novos documentos enviados pelas operadoras, nem mesmo na fase de questionamentos dos resultados preliminares.
4. O questionário utilizado na pesquisa deve conter as perguntas na ordem estabelecidas no Anexo I do Documento Técnico para a realização da pesquisa de satisfação de beneficiários de planos de saúde. Todas as opções de respostas também deverão ser mantidas.
5. Os auditores devem obedecer aos requisitos de independência no item 4.1 do Documento Técnico.
6. Todo material relativo à pesquisa deverá estar à disposição da ANS e poderá ser requisitado a qualquer tempo.
7. O relatório final contendo os resultados da pesquisa e o parecer de auditoria independente deverão ser mantidos no portal da operadora na internet até a divulgação do IDSS do ano subsequente.
8. O atendimento ao check list não garante a elegibilidade da operadora à pontuação base do IDSS, uma vez que outras situações verificadas na análise técnica podem ensejar um eventual indeferimento.
9. A operadora deve encaminhar correspondência à ANS (via PTA, E-Protocolo, ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contendo:

•        O Termo de Responsabilidade da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários;
•        O endereço eletrônico do sítio institucional da operadora, em local público e de fácil acesso, contendo: o Relatório da Pesquisa; e o Parecer de Auditoria Independente.  

I.QUANTO AO TERMO DE RESPONSABILIDADE
I.1 O Termo é um documento único, indissociável, dividido em duas partes
I.2 Deve ser utilizado o modelo disponível no Anexo III do Documento Técnico da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, disponível aqui
I.3 A primeira parte do Termo deve ser assinada pelo Responsável Técnico pela Pesquisa
I.4 A segunda parte do Termo deve ser assinada pelo Representante Legal da Operadora perante a ANS
II.QUANTO AO RELATÓRIO FINAL DA PESQUISA
II.1 O Relatório final deve conter:
II.1.1 A identificação do responsável técnico da pesquisa com registro profissional no Conselho Regional de Estatística (CONRE)
II.1.2 Nome da empresa que coletou os dados da pesquisa (quando cabível)
II.1.3 Descrição do universo amostral
II.1.4 Descrição da população amostrada
  a. Período de Realização da Pesquisa (a partir de julho de 2019);
  b. Descrição do grupo pesquisado;
  c. Tamanho da amostra;
  d. Erro amostral;
  e. Erros não amostrais;
  f. Forma de coleta dos dados, conforme item 3.2.d;
  g. Taxa de respondentes (correspondente à razão do número de pessoas que responderam sobre o número de pessoas que foram contatadas para a pesquisa);
  h. Estatísticas com a quantidade de beneficiários da amostra classificados conforme item 3.2-s;
  i. Realização e demonstração de análises descritivas para cada questão do questionário (contendo as estimativas, erros padrões e intervalo de confiança, com seu respectivo nível de confiança);
  j. Conclusões sobre a pesquisa.
IIIQUANTO AO PARECER DE AUDITORIA INDEPENDENTE
III.1 Identificação do auditor independente
III.2 Identificação da Pessoa Jurídica (se for o caso)
III.3 Síntese da Análise da Auditoria contendo:
  a. Aderência da pesquisa ao escopo do planejamento;
  b. Fidedignidade dos beneficiários selecionados para a entrevista;
  c. Fidedignidade das respostas;
  d. Fidedignidade do relatório da pesquisa;
III.4 Conclusão clara e explícita quanto aos itens avaliados.

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