topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu melhorias nos relatórios que compõem o Diagnóstico de Qualidade Cadastral do SIB (Sistema de Informações de Beneficiários). A partir de agora, as operadoras de planos de saúde terão mais facilidade para identificar e corrigir os registros que apresentam inconsistências. Os relatórios consolidado e detalhado resumem a situação de cada operadora de plano de saúde quanto à regularização da base de dados do SIB e são uma importante ferramenta para acompanhar a evolução das atualizações desses dados.          

O Diagnóstico Cadastral do SIB é um perfil da qualidade da base de dados de beneficiários de cada operadora. É disponibilizado para download um arquivo contendo a lista dos registros com as respectivas incorreções. Com a ferramenta, é possível fazer uma simulação do resultado alcançado pela operadora, de acordo com a última competência do SIB disponível, no indicador “Percentual de qualidade cadastral”, componente do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), comparando-o com valores por região do País e por porte e modalidade de operadoras. Quanto melhor a qualidade dos dados da operadora no Cadastro de Beneficiários na ANS, maior o valor do indicador e seu impacto positivo no IDSS (qualidade cadastral), que avalia a qualidade do preenchimento dos campos identificadores do beneficiário e do plano ao qual o beneficiário está vinculado. 

Conteúdo dos relatórios 

O Relatório Consolidado possibilita identificar o quantitativo de registros não preenchidos ou preenchidos com dados divergentes referente aos campos de identificação pessoal e do plano. Já com relação aos campos CNS (Cartão Nacional de Saúde) e nº CNPJ ou CEI, é possível identificar o quantitativo de registros não preenchidos com esta informação. Nesse relatório está disponível a simulação da nota do indicador “Percentual de qualidade cadastral”, do IDSS 

O Relatório Detalhado possibilita identificar os registros que estão com o campo de identificação pessoal e do plano não preenchidos ou preenchidos com dados divergentes, e, ainda, identificar aqueles registros que estão com os campos CNS e nº CNPJ ou CEI em branco. 

Antes das melhorias, só era disponibilizado, através do Relatório Detalhado, a lista do Código de Controle Operacional (CCO) e do Código do Beneficiário para aqueles registros que continham alguma inconsistência nos campos de identificação pessoal ou campo plano. Agora, com o aprimoramento, serão disponibilizados também a lista dos CCOs e o Código do Beneficiário para os demais itens apontados no Diagnóstico Consolidado, tais como: 

Titular não identificado

Dependente maior não validado

Dependente maior não identificado

Dependente menor não validado

Dependente menor não identificado

Dependente menor não encontrado

Registros de planos coletivos sem informação de CNPJ ou CEI

CNS não Preenchido

CPF não Preenchido

 

Com as melhorias, dois novos itens foram incluídos no Diagnóstico Consolidado: 

Total de CNS não Preenchido

Total de CPF não Preenchido

 

Os relatórios são atualizados a cada competência do SIB e podem ser obtidos pelas operadoras na central de relatórios que está localizado no espaço da operadora, no seguinte endereço eletrônico: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-da-operadora/compromissos-e-interacoes-com-ans/solicitacoes-e-consultas/central-de-relatorios.

Banner portal Relatório de Qualidade Cadastral final ok

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
trinca 18anos com governo federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página