topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

O D-TISS é um painel disponibilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para consultar dados recebidos através do Padrão TISS (Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar). Desde setembro de 2014 as operadoras de planos privados de assistência à saúde são obrigadas a enviar para a ANS os dados referentes aos atendimentos assistenciais prestados a seus beneficiários. A exploração e a tabulação desses dados possibilitam a geração de uma gama de informações que, ao serem disponibilizadas para a sociedade, garantem transparência e contribuem para a qualidade da atenção em saúde prestada e para a concorrência setorial.

Com o painel, é possível visualizar a quantidade e o valor médio de honorários praticados em procedimentos ambulatoriais (médicos, laboratórios, clínicas) e em procedimentos realizados em ambiente hospitalar nos estabelecimentos que prestam serviço às operadoras de planos de saúde.

Atualmente, mais de 3.000 procedimentos realizados na saúde suplementar estão disponíveis para consulta no D‐TISS. O período dos dados compreende os meses de janeiro de 2015 a dezembro de 2018.

O D-TISS foi estruturado por ano, a partir de uma base de eventos e operadoras definida aplicando-se uma metodologia específica, considerando-se a completude dos dados informados no TISS. A completude dos dados é estabelecida através de uma razão que expressa a comparação entre os valores de eventos de atenção à saúde informados no TISS, em relação aos valores de despesas assistenciais do setor informados no DIOPS (Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde) pelas operadoras, no período considerado.

Portanto, essa razão deve balizar as análises e conclusões das informações disponibilizadas quanto à frequência e valores dos procedimentos. O detalhamento da metodologia encontra-se no documento disponível em "Nota: metodologia para seleção de Operadoras e base de eventos para o D-TISS".

Os procedimentos podem ser consultados tanto pelo código quanto pelo nome, aplicando‐se filtros por unidade da federação (UF), faixa etária, sexo, porte da operadora e competência. A visualização dos dados se dá por meio de gráficos e mapas.

Adicionalmente, arquivos com outros dados do TISS estão disponibilizados para download no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br/).

Documentos


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página