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Uma das grandes vantagens do Portal Operadoras é a possibilidade de cada Operadora poder possuir “N” usuários e cada um deles ter acesso apenas aos sistemas que lhe competem. Dessa forma, um colaborador da Operadora que trabalhe apenas com o SIP-XML, por exemplo, terá acesso apenas a este sistema. Quem poderá efetuar esse cadastro, no primeiro momento, é o usuário Representante Legal. Todavia, ele mesmo poderá cadastrar um novo usuário que tenha poderes para efetuar o cadastro de outros, delegando, assim, algumas funções do Representante.

Na página do Portal, há um menu exibindo os sistemas agrupados. Abaixo, apenas alguns exemplos.

 

Acessando cadastro de usuário 1.
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Acessando cadastro de usuário 2.
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Acessando cadastro de usuário 3.
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ACESSANDO O CADASTRO DE USUÁRIO

 

O cadastro de usuário é realizado pelo sistema “ADMP Operadora”, localizado em “Operadora -> ADMP Operadora”. Como ilustra a primeira imagem desses nossos exemplos.

ADMP OPERADORA

Caso a Operadora já tenha usuários cadastrados, uma lista com seus nomes será exibida. A tela abaixo é exatamente a tela do ADMP Operadora. Pode-se notar que é possível “Criar Usuário” e “Excluir” ou ver “Detalhes” de um usuário específico – dois botões localizados dentro da tabela na coluna “Ações”.

É possível, também, fazer uma busca por usuários com o nome ou CPF, além do status que pode ser “Ativo” ou “Bloqueado”.


Tela ADMP operadora.
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CRIAR USUÁRIO

Para cadastrar um novo usuário, basta clicar em “Criar Usuário” e será redirecionado para a página abaixo:


Tela de cadastro de novo usuário no ADMP.
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No Portal Operadoras, não há necessidade de informar o nome do usuário. Basta fornecer o CPF (o campo “Nome” será preenchido automaticamente) e o e-mail. Depois da identificação do usuário, clique em “Continuar”.


Campos preenchidos na tela de cadastro de novo usuário no ADMP.
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CONCEDER ACESSO

Ao continuar a criação do usuário, a tela abaixo mostra os sistemas disponíveis para a concessão de perfis de acesso. No nosso exemplo, daremos ao usuário acesso somente ao “SIP/XML – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE PRODUTOS / XML”.


Criando usuário.
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Para conceder acesso, basta clicar no botão “Visualizar Perfis” da coluna “Ações” na linha do Sistema escolhido. Uma lista com os “perfis” disponíveis para o Sistema será exibida. Escolha um perfil a partir dos perfis disponíveis e clique em “Salvar”.


Permissões do sistema.
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O sistema SIP/XML está como “AUTORIZADO”.


Sistema autorizado.
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CONFIRMAÇÃO

Ao clicar em “Confirmar”, a tela seguinte mostrará tudo o que foi informado sobre o usuário, solicitando que se verifique as informações. Para concluir o cadastro, basta clicar em “Finalizar”.


ADMP Confirmação
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Após a finalização, será exibida a tela de usuários cadastrados para a Operadora, com o nome do novo usuário cadastrado e a mensagem de sucesso.


ADMP usuário cadastrado operadora
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ENVIO DE SENHA DO USUÁRIO CADASTRADO

Uma mensagem informando login (CPF do usuário) e a senha gerada automaticamente será enviada para o e-mail cadastrado e deverá ser utilizada pelo usuário no próximo acesso.


Envio de senha para usuário cadastrado.
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Até o momento, o usuário que criamos tem acesso somente ao SIP/XML. A título de exemplificação, iremos remover esse acesso e conceder acesso ao DIOPS-DOC e ao SIB/OPER.

Além disso, como, até o momento, somente o usuário Representante Legal do nosso exemplo pode conceder acesso a outros usuários, também iremos dar ao novo usuário o perfil de acesso ao ADMP Operadoras. Com isto, ele, assim como o Representante, poderá cadastrar novos usuários para esta Operadora.

ACESSANDO PERMISSÕES DO USUÁRIO

Na página principal do ADMP Operadora, basta procurar pelo nosso usuário e clicar no botão “Detalhe”, localizado na linha do usuário e na coluna “Ações”.


Acessando permissões do usuário
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REMOVENDO ACESSO A UM SISTEMA

A próxima tela mostra a lista de sistemas e podemos ver que, na coluna “Acesso”, somente o SIP/XML está marcado como “Autorizado”. Primeiro, vamos remover esse acesso. Para isso, vamos clicar no botão “Visualizar Perfis”, na linha do sistema, na coluna “Ações”.


Removendo acesso a um sistema.
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Desmarcamos o perfil que está selecionado para que possamos remover o acesso e clicamos em “Salvar”.


Desmarcando perfil.
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Como podemos ver, o sistema SIP/XML está, agora, como “Não Autorizado”.


Acesso marcado como não autorizado.
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CONCEDENDO ACESSO A OUTROS SISTEMAS

Repetiremos os mesmos passos anteriores para os sistemas DIOPS-DOC e SIB/OPER. A diferença é que marcaremos os perfis que desejarmos. O resultado será os dois sistemas assinalados como “Autorizado” nos perfis marcados.


Concedendo acesso a outros sistemas.
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CONCEDENDO ACESSO AO ADMP OPERADORAS

Não há diferença na forma de conceder acesso em relação aos outros sistemas, quando falamos no ADMP Operadoras. Contudo, precisamos deixar claro que, ao dar acesso a esse sistema, é dar poder ao usuário de cadastrar, excluir e conceder acesso a qualquer usuário aos sistemas nos quais ele próprio tem acesso. Portanto, a Operadora precisa estar segura de quais usuários podem ter essa autoridade.

Seguindo os mesmos passos anteriores, o resultado da concessão de acesso ao ADMP Operadoras, junto com os outros dois, será:


Concedendo acesso ao ADMP operadoras.
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Para verificar o resultado e confirmar se demos acesso corretamente, basta clicar no botão “Confirmar”.


Tela de verificação para confirmar acesso.
Clique na imagem para ampliá-la.


É possível notar que os acessos ao SIB/OPER, DIOPS/DOCS e ADMP OPERADORA estão assinalados como “ADICIONADA”. O SIP/XML, contudo, como removemos o acesso do usuário, está marcado como “REMOVIDA”.

Caso queiramos alterar o que foi feito, removendo ou concedendo novos acessos, basta clicarmos em “VOLTAR” e refazer os processos anteriores. Como, no nosso caso, tudo está como planejado, basta clicarmos em “Finalizar” para terminar. A tela abaixo mostra a mensagem de sucesso que receberemos.


Usuarios com acesso concebido ao admp operadoras.
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CONFERINDO AS ALTERAÇÕES

Ao compararmos o acesso que o usuário tinha, anteriormente, com esse que acabamos de dar, temos o seguinte resultado:

Antes:


Conferindo as alterações. Antes.
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Depois:


Conferindo as alterações, depois. Menu operadora.
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Conferindo as alterações, depois. Menu cadastral.
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Na tela do ADMP Operadora, é possível eliminar o acesso ao Portal para um determinado usuário. Como existem usuários que prestam serviço para mais de uma Operadora, a exclusão se dá, apenas, em relação a Operadora que removeu o usuário. O mesmo continua como um usuário do Portal, contudo, não mais “em nome” da Operadora em questão.


Bloqueio de usuário.
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Para remover o acesso, basta clicar no botão “Excluir” localizado na linha do usuário que se deseja excluir e na coluna “Ações”. A mensagem de confirmação aparecerá em seguida.


Pop-up perguntando se deseja realmente excluir o usuário.
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A mensagem de sucesso que receberemos após a remoção é:


Mensagem de confirmação de exclusão.
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A partir deste momento, o usuário não poderá mais entrar no Portal em nome da Operadora.


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