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O portal está disponível no link https://www2.ans.gov.br/portal-operadora.

 

Tela de login
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A “porta de entrada” da Operadora ao Portal se dá pelo primeiro acesso do Representante Legal. Após a autenticação, o Representante poderá cadastrar outros usuários. Abaixo, mostraremos como funciona esse primeiro acesso.

CERTIFICADO E-CNPJ OBRIGATÓRIO PARA O REPRESENTANTE LEGAL

Com o certificado e-CNPJ instalado na máquina ou com o token (este contém o e-CNPJ) inserido na porta USB, o usuário deverá acessar o endereço do Portal Operadoras e digitar a senha do certificado quando solicitado.

Após a validação desta, a tela abaixo será apresentada.


Tela de login com nome do usuario preenchido.
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SENHA DO PORTAL NÃO OBRIGATÓRIA NO PRIMEIRO ACESSO DO REPRESENTANTE LEGAL

Por ser o primeiro acesso, não há senha a ser informada. O usuário representante legal se identifica por meio do token. A partir das informações do CADOP (Sistema de Cadastro de Operadoras), o nome do representante legal será recuperado e exibido no campo “Usuário”. Confirmando que o nome está correto, basta clicar no botão “Acessar”.


tela de login com nome do usuario preenchido
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Caso o nome que aparece no campo usuário não corresponda ao do Representante Legal, a operadora deverá solicitar a alteração deste no CADOP junto a DIOPE/ANS.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo usuário, Representante ou não, deve ler e aceitar o “Termo de Responsabilidade” para ter acesso ao Portal. Isso ocorrerá apenas na primeira vez que o usuário acessar.


Tela descrevendo o termo de responsabilidade.
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CADASTRO DA SENHA DO PORTAL

Após concordar com o Termo de Responsabilidade, é necessário cadastrar um e-mail e a senha no Portal. A tela abaixo aparecerá após o passo anterior.


Cadastro da senha do portal - Primeiro acesso.
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O e-mail será o canal de comunicação oficial que o Portal Operadoras utilizará para se comunicar com o usuário, como no caso de recuperação de senha, notificação ou qualquer outra informação que o Portal precise dar aos usuários. Como este e-mail será único, recomenda-se então que:

  • Use o e-mail corporativo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) vinculado à operadora apenas se o usuário for colaborador somente da Operadora a que o domínio se refere;
  • Se o usuário for colaborador de uma empresa que presta serviços para mais de uma Operadora, use o e-mail do usuário com domínio da empresa prestadora (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
  • Para qualquer opção diferente dos casos exemplificados, o e-mail pessoal pode ser utilizado.

A senha terá de ser informada a partir do próximo acesso.

Atenção Da próxima vez que o Representante Legal da Operadora “entrar” no Portal, será exigido a senha de usuário cadastrada no primeiro acesso. Portanto, grave sua senha. A senha do usuário deverá ser composta de no mínimo (8) oito dígitos que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números de 0 a 9 e caracteres especiais (@#$%&*).

ACESSO REALIZADO!

Após seguir esses passos, seja bem-vindo ao Portal Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Na página Gerenciamento de Contas de Usuários mostraremos como cadastrar os demais usuários (não representantes) e como conceder acesso somente aos sistemas em que os mesmos trabalharão.

É possível que, mesmo utilizando o certificado digital, a Operadora não seja automaticamente identificada. Para resolver isto, o Portal permite o cadastro do certificado, que nada mais é do que a associação do certificado digital com a Operadora. É preciso explicar, todavia, que existirá apenas um certificado válido por Operadora.

Caso a Operadora não seja identificada, a tela abaixo irá aparecer:


Tela de login com mensagem de operadora não identificada
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Informe o CNPJ (somente números) da Operadora no campo e clique em “Continuar”. Ao clicar no botão, o sistema tentará confirmar os dados do certificado com o da Operadora informada. Caso o sistema não consiga realizar a confirmação das informações da Operadora e do certificado, a tela abaixo exibirá os dados do certificado e da Operadora para que o usuário realize a confirmação.


Tela de dados divergentes.
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Caso os dados estejam corretos, basta o usuário clicar em “Continuar assim mesmo”. A tela seguinte será exibida a partir dessa ação.

Entretanto, se, anteriormente, o sistema tenha conseguido validar as informações, uma mensagem será enviada para o endereço de e-mail cadastrado pela Operadora no CADOP com um código de identificação que servirá para ser digitado na tela seguinte.


Tela de confirmação de cadastro.
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Abaixo, um exemplo do e-mail que a Operadora receberá com o código de confirmação:


Tela de confirmação de cadastro.
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Informe o código recebido no campo “Código de Confirmação” da tela “Confirmação de Cadastro” e clique em “Finalizar”. A partir deste ponto, siga os passos descritos no item “Acesso de Representante Legal”:


Tela de login com usuário preenchido.
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Para saber como cadastrar um usuário padrão, consulte a seção de Gerenciamento de Contas de Usuários

Para entrar no Portal, o usuário não precisa ter um token ou e-CNPJ, como no caso os Representantes. Basta utilizar o login e senha encaminhados para seu e-mail.


Tela de login com usuário e senha preenchidos.
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TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo usuário, Representante ou não, deve ler e aceitar o “Termo de Responsabilidade” para ter acesso ao Portal. Isso ocorrerá apenas na primeira vez que o usuário acessar.


Tela descrevendo o termo de responsabilidade.
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CADASTRO DA SENHA DO PORTAL

Após concordar com os termos, é necessário cadastrar e-mail e senha do Portal. O e-mail será o canal de comunicação oficial que o Portal Operadoras utilizará para se comunicar com o usuário, no caso de recuperação de senha, notificação ou qualquer outra informação que o Portal precise dar aos usuários. Este e-mail será único.

Recomenda-se então que:

  • Use o e-mail corporativo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) vinculado à operadora apenas se o usuário for colaborador somente da Operadora a que o domínio se refere;
  • Se o usuário for colaborador de uma empresa que presta serviços para mais de uma Operadora, use o e-mail do usuário com domínio da empresa prestadora (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
  • Para qualquer outra opção diferente dos casos exemplificados, um e-mail pessoal pode ser utilizado.

O Portal exigirá a senha que será cadastrada nesse momento. Portanto, grave sua senha. A tela abaixo aparecerá após o passo anterior.


Cadastro de senha do portal, primeiro acesso.
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Atenção Sua senha deve ser composta de no mínimo (8) oito dígitos que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números de 0 a 9 e caracteres especiais (@#$%&*).

ACESSO REALIZADO

Como só foi concedido acesso ao sistema SIP/XML, vemos que há apenas este sistema no menu.


Menu liberado após acesso realizado
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O Portal Operadora permite que duas ou mais Operadoras cadastrem o mesmo usuário. Abaixo simularemos como que este usuário deve utilizar o Portal.

O processo de autenticação não muda. O usuário precisa, apenas, se identificar e o próprio Portal saberá em quantas e em quais Operadoras ele está cadastrado.

Não há uma senha para cada Operadora. O usuário entrará com o CPF e a senha que já possui.


Tela de login com usuário e senha preenchidos.
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Após informar o nome de usuário e senha, ele será redirecionado para uma página que listará as Operadoras nas quais ele está cadastrado.


Autenticação.
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O usuário seleciona a Operadora que deseja utilizar no Portal. Para isto, basta clicar no nome da Operadora (a linha com o nome da escolhida ficará verde) e, depois, em “Confirmar”.


Autenticação, selecionando operadora.
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Dessa forma, o Portal verificará quais as permissões de sistemas foram dadas a ele pela Operadora selecionada e as apresentará na tela.


Autenticação, operadora selecionada.
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