Planos de saúde com comercialização suspensa para novos beneficiários e Planos de saúde com comercialização reativada

A ANS faz o Monitoramento da Garantia de Atendimento como forma de acompanhar e avaliar a garantia de atendimento aos consumidores de planos privados de assistência à saúde, em conformidade com as regras contidas na RN259/2011. Este monitoramento junto às operadoras de planos de saúde é permanente e contínuo e a divulgação dos dados apurados é feita pela ANS a cada três meses.

A suspensão da comercialização dos planos mais reclamados ocorre pelo descumprimento reiterado por parte das operadoras dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias e por negativa de cobertura assistencial aos beneficiários de planos de assistência médica e odontológica.


Metodologia

O Monitoramento é feito com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários das operadoras dos planos de saúde, que são analisadas conforme o tipo de mercado em que atuam.

Processada de forma eletrônica e sistematizada - segundo critérios estritamente objetivos, pré-definidos e publicados nos normativos - a análise comparativa apresenta aquelas operadoras que estiverem na pior situação possível nos últimos dois períodos e têm suspenso o direito de comercializar os produtos mais reclamados até que apresentem resultados melhores, alcançando, então, a reativação.

Acesse aqui a apresentação com a metodologia detalhada


 

Resultados do nono período

planos suspensos
Operadoras com planos suspensos
Veja aqui a lista dos planos que tiveram sua comercialização suspensa pela ANS.
planos reativados
Operadoras totalmente liberadas para comercialização
Veja a lista dos planos das operadoras com que tiveram todos os seus planos reativados.
reativacao parcial
Operadoras parcialmente liberadas para comercialização
Veja a lista dos planos das operadoras com que tiveram parte de seus planos reativados.


Saiba Mais