Portal do Governo Brasileiro

Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar – TISS

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Encontra-se em vigência a versão 3.02.00 que substitui a versão 3.01.00 com prazo de implantação até 31 de agosto de 2014. A versão 2.02.03 encontra-se vigente até 31 de agosto de 2014, data após a qual não mais deverá ser praticada pelo mercado.


Padrão TISS - 03.02.00

Clique aqui para acessar a versão 03.02.00

A versão 03.02.00 está vigente e tem o prazo máximo para implantação até 31 de agosto de 2014.


Padrão TISS - 2.02.03

Clique aqui para acessar a versão 2.02.03

A versão 2.02.03 está vigente até 31 de agosto de 2014 final do período de implantação da versão 03.02.00


Coordenador TISS e Portal TISS

A operadora de planos privados de assistência à saúde deve designar um profissional técnico responsável pela utilização do Padrão TISS e denominado Coordenador de Troca de Informação de Saúde Suplementar – Coordenador TISS, e seu respectivo suplente.  A operadora deve disponibilizar um endereço na internet para realizar a troca de informações do padrão TISS com seus prestadores, denominado Portal TISS.

Clique aqui para saber mais sobre o Coordenador TISS e Portal TISS.


Radar TISS

O Radar TISS é uma pesquisa desenvolvida para acompanhar a implantação do padrão TISS pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e pelos prestadores de serviços de saúde. Além disso, a pesquisa busca orientar novos estudos e planos de ação da ANS e do Comitê de Padronização de Informações em Saúde Suplementar (COPISS).

Clique aqui para saber mais sobre a Radar TISS.


COPISS - Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar

O COPISS é um grupo de trabalho criado para: propor à ANS o aprimoramento do Padrão TISS, revisar os termos integrantes do componente de representação de conceitos sem aúde e analisar as solicitações de inclusões na TUSS, promover a divulgação e acompanhar a adoção do Padrão TISS, analisar os sistemas de informação da saúde suplementar, coordenados pela ANS, visando a adequação do padrão TISS e promover, fomentar e recomendar estudos relativos à tecnologia de informação e comunicação em saúde.

Clique aqui para saber mais sobre o COPISS.


Saiba Mais

Acesse a legislação e a regulamentação relacionadas