Portal do Governo Brasileiro
 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga os resultados finais da avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar referente ao ano-base 2009, por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS.

A Política de Qualificação da ANS oferece uma nova perspectiva no processo de regulação, que busca incentivar as operadoras a atuarem como gestoras de saúde, os prestadores a funcionarem como produtores de cuidado à saúde e aos beneficiários a adquirirem maior consciência sanitária. O IDSS busca subsidiar os contratantes de planos de saúde para a melhor escolha.

Depois de avaliadas em 30 indicadores, distribuídos em quatro dimensões, 25,2% das operadoras do segmento médico-hospitalar foram classificadas nas faixas mais altas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar ("0,60 a 0,79"; e "0,80 a 1,00"). Elas respondiam por 59,5% do total de beneficiários vinculados às operadoras ativas em 2010 e avaliados pelo IDSS 2009. Com relação às operadoras exclusivamente odontológicas, 26,6% delas foram bem classificadas nas faixas "0,60 a 0,79"; e "0,80 a 1,00", isto é, obtiveram melhor pontuação e respondiam por 70,8% dos beneficiários.

Distribuição das operadoras ativas em 2010  e de beneficiários, por segmento e faixas do IDSS na avaliação de desempenho do ano de 2009

20100813tabela_qualif2009
(1) Média de beneficiários do ano de 2009

O IDSS está sendo divulgado segundo modalidade e porte das operadoras e também pela segmentação assistencial dos planos ativos e com beneficiários, em cinco faixas de valores ("0,00 a 0,19"; "0,20 a 0,39"; "0,40 a 0,59"; "0,60 a 0,79"; e "0,80 a 1,00").

Para conhecer o resultado do Programa de Qualificação os interessados devem acessar o menu principal do sítio eletrônico da ANS (www.ans.gov.br) e procurar no item Qualificação o link "Conheça a lista de todas as operadoras com os respectivos resultados da Avaliação de Desempenho - ano de 2009, que traz listadas todas as operadoras. Também nessa área, os beneficiários e o público em geral poderão realizar consultas, por operadora, pela ferramenta de busca disponível no link “Confira aqui o resultado da avaliação de desempenho de sua operadora de planos de saúde - ano-base 2009”.

A partir da consulta específica por operadora, será possível, além dos resultados do IDSS, ter acesso, também, aos resultados do desempenho por dimensão avaliada, segundo as mesmas faixas de valores do IDSS.

Ao divulgar os resultados do IDSS 2009, o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar – Qualificação das Operadoras confirma seus objetivos de não apenas avaliar e classificar o desempenho das operadoras, mas, principalmente, abrir possibilidades para que essas instituições acresçam qualidade a suas atividades, de maneira que elas se responsabilizem pela oferta de serviços de saúde, que de fato contribuam para elevar os níveis de saúde dos brasileiros cobertos por planos privados de saúde.

Acesse a área do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar

 


Compartilhe:

ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
RSS
Acesso à Informação

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040