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Para permitir que os consumidores comparem a atuação das operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) volta a divulgar o Índice de Reclamações, após a revisão de sua metodologia de cálculo.

O Índice de Reclamações é calculado considerando a média de reclamações dos beneficiários de planos privados de saúde contra uma operadora com registro ativo na ANS nos últimos seis meses e a média do número de beneficiários desta operadora no mesmo período. No cálculo do Índice são computadas as reclamações procedentes que a Agência recebe dos consumidores por meio do Disque ANS (0800 701 9656), do formulário eletrônico em www.ans.gov.br, carta ou presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS espalhados pelo país.

Para permitir a comparação, o Índice de Reclamações é apresentado segundo o porte das operadoras: grande porte (superior a 100 mil beneficiários), médio porte (de 20 mil a 100 mil beneficiários) e pequeno porte (inferior a 20 mil beneficiários).

Embora seja uma média, o Índice é calculado por mês. Por exemplo: no caso do Índice divulgado em junho, são consideradas as reclamações recebidas pela ANS nos meses de janeiro a junho. Em razão dos ajustes nos números de beneficiários e de reclamações consideradas procedentes, o Índice de Reclamações é atualizado mensalmente e apresentado para os últimos 24 meses com possibilidade de revisão dos índices já divulgados. Para saber mais detalhes sobre o cálculo do Índice, confira a Nota Técnica.

Confira o Índice de Reclamações.

Além do Índice de Reclamações, a ANS passa a disponibilizar uma consulta relativa ao total de reclamações de beneficiários no ANS Tabnet, um sistema desenvolvido pelo Datasus/MS que permite a tabulação de dados disponíveis nos sistemas de informações da ANS.

Essa plataforma permite consultar o total de reclamações  por operadora, modalidade e porte das operadoras ou ainda por local de residência do beneficiário ou tipo de contratação do plano de saúde.

Confira a consulta sobre reclamações no ANS TABNET.


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