Portal do Governo Brasileiro
 

Para auxiliar o beneficiário que deseja exercer a portabilidade de carências e facilitar o acesso a informações daqueles que pretendem contratar um plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desenvolveu o Guia ANS de Planos de Saúde, um sistema eletrônico que permite o cruzamento de dados para consulta e comparação de mais de 5 mil planos de saúde comercializados por aproximadamente 900 operadoras em atuação no mercado brasileiro.

Cerca de 7,5 milhões de beneficiários de planos de saúde individuais/familiares contratados a partir de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98, estão aptos a se beneficiar da portabilidade de carências, que entra em vigor na quarta-feira, 15 de abril. São 6,4 milhões de beneficiários de planos de assistência médica com ou sem odontologia e 1,1 milhão em planos exclusivamente odontológicos.

Ao lado do Ministro da Saúde, o Diretor-Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, abriu a entrevista coletiva, nesta tarde de terça-feira, salientando que "a portabilidade era necessária para romper com mecanismos que tolhiam o usuário de fazer a sua melhor escolha de plano de saúde". O Ministro José Gomes Temporão destacou que a portabilidade das carências foi uma decisão importante para a aproximação dos dois subsistemas, o público e o privado, observando que faz parte do PAC da Saúde. E acrescentou que, além de um avanço, representa uma resposta objetiva às demandas sociais. Coube ao Secretário-Executivo da ANS, Alfredo Scaff, fazer a apresentação do Guia ANS de Planos de Saúde.

20090414guiaans1
Ao lado do Diretor-Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, o Ministro da Saúde,
que veio ao Rio prestigiar o anúncio da portabilidade das carências nos planos de saúde.
 20090414guiaans2 
Jornalistas e cinegrafistas lotaram o auditório da ANS na entrevista coletiva com o Ministro da Saúde,
José Gomes Temporão, e o Diretor-Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos


Assista ao vídeo tutorial sobre o Guia ANS de Planos de Saúde
(9.425 KB)

Entenda a portabilidade de carências

Consulte o Guia ANS de Planos de Saúde


Compartilhe:

ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
Acesso à Informação

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040