O Projeto OncoRede é uma importante iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a implantação de um novo modelo de cuidado a pacientes oncológicos beneficiários de planos privados de saúde. Foi elaborado em parceria com institutos de pesquisa, instituições de referência nacional no tratamento do câncer, representantes de associações de pacientes e demais representantes do setor.
O modelo propõe um conjunto de ações integradas capazes de reorganizar, estimular a integração e aprimorar a prestação de serviços de atenção oncológica no país. Na prática, o que se busca é um sistema de saúde organizado e responsivo, com regras claras, com pessoas atentas e capacitadas e informação acessível. Os resultados esperados são um diagnóstico mais preciso da situação atual do cuidado oncológico, o estímulo à adoção de boas práticas na atenção ambulatorial e hospitalar e melhorias nos indicadores de qualidade da atenção ao câncer na saúde suplementar.
O projeto OncoRede tem as seguintes instituições parceiras: ABRALE, AC Camargo Cancer Center; Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR); Fundação do Câncer; Grupo COI/UHG/AMIL; Instituto Oncoguia;Liga Paranaense de Combate ao Câncer – Hospital Erasto Gaetner; Optum; Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC); Sociedade Brasileira de Patologia (SBP); Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC); Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO); e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Para uma melhor compreensão do Projeto OncoRede, recomendamos a leitura do livro “A (re)organização da rede de atenção oncológica na saúde suplementar.”
Compartilhe:
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040