O Projeto Idoso Bem Cuidado é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que propõe um modelo inovador de atenção aos idosos. A ação envolve instituições parceiras e comprometidas com a investigação e a implementação de medidas na área do envelhecimento ativo, da qualidade da atenção à saúde, dos custos e gastos em saúde e da remuneração de prestadores. A ideia do projeto surgiu da necessidade de melhorar o cuidado aos idosos que possuem planos privados de saúde no Brasil e da necessidade de debater e reorientar os modelos de prestação e remuneração de serviços na saúde suplementar, visando à melhoria da qualidade da atenção e à implementação de estratégias de sustentabilidade do setor.
O modelo proposto é composto por cinco níveis hierarquizados de cuidado: (1) acolhimento, (2) núcleo integrado de cuidado, (3) ambulatório geriátrico, (4) cuidados complexos de curta duração e (5) cuidados longa duração. Nessa estrutrura, há um destaque importante para os três primeiros níveis, nas instâncias leves de cuidado. A identificação do risco e a integralidade da atenção nos diferentes pontos da rede são o cerne deste modelo. O principal compromisso e meta do projeto é a melhoria da qualidade e da coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada do sistema e ao longo do cuidado. Como consequência, poderemos observar a utilização mais adequada dos recursos do sistema como um todo ‐ tanto por profissionais de saúde quanto por usuários e pacientes.
A adesão ao projeto é voluntária. Podem participar operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços de todo o país.
Neste primeiro momento, os interessados deverão manifestar sua intenção de adesão preenchendo um formulário de cadastro e encaminhar à ANS os documentos solicitados (veja abaixo instruções específicas). Num segundo momento, prestadores e operadoras que tenham manifestado interesse serão chamados a apresentar pilotos para implementação do modelo Idoso Bem Cuidado seguindo as orientações descritas no Termo de Intenção de Adesão.
As propostas serão selecionadas pela ANS com base nos critérios gerais e nos critérios específicos informados no referido documento. Inicialmente, serão selecionados 15 pilotos distribuídos regionalmente pelo país.
A instituição interessada na candidatura de pilotos para o Projeto Idoso Bem Cuidado deverá preencher o Formulário de Cadastro dos Pilotos para o Projeto Idoso Bem Cuidado e encaminhar à ANS, até o dia 15 de junho de 2016, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os seguintes documentos:
Em caso de dúvidas sobre a candidatura, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para uma melhor compreensão do modelo Idoso Bem Cuidado, recomendamos a leitura do livro Idosos na Saúde Suplementar: uma Urgência para a Saúde da Sociedade e Sustentabilidade do Setor.
Compartilhe:
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040