Reclamações

1. Fontes dos dados

Os dados disponíveis são oriundos do Sistema Integrado de Fiscalização (SIF), gerido pela ANS.

1.1 – Sistema Integrado de Fiscalização (SIF)

Portal que hospeda todos os Sistemas da Diretoria de Fiscalização da ANS (DIFIS), atendendo aos fluxos de demandas institucionais, fiscalização planejada (programa Olho Vivo), representações, termos de ajuste de conduta (TCAC), Atende Operadoras e Central de Relacionamento (fluxo completo de consumidores).

2. Atualização dos dados

A atualização dos dados sobre operadoras no ANS TabNet é trimestral (março, junho, setembro e dezembro). Por ser um sistema atualizado diariamente pela ANS, o SIF permite a correção e reclassificação de demandas já cadastradas. Assim, é possível ocorrer a alteração de atributos, o cancelamento ou a inclusão de novas reclamações. Dessa forma, a partir de cada atualização feita pela ANS, os dados de meses anteriores poderão ser alterados, gerando assim novas informações.

3. Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Sistema pelo qual as operadoras de planos privados de saúde enviam, mensalmente, para a ANS, dados de vínculos de beneficiários aos planos, incluindo a movimentação de inclusão, alteração e cancelamento desses vínculos. Um beneficiário pode possuir mais de um plano e assim constar no sistema tantas vezes quantos forem os vínculos que possuir com planos privados de assistência à saúde.

3.1 – Mês e ano

Corresponde à data a que se refere a reclamação. A periodicidade é mensal, mas os dados para tabulação são atualizados em intervalos trimestrais (março, junho, setembro e dezembro), a partir de janeiro de 2010.

3.2 - Operadora

Permite tabulação por operadora, exibindo, nas linhas da tabela, a razão social das operadoras selecionadas, de acordo com a variável selecionada na coluna, o conteúdo das células escolhido e os filtros porventura utilizados.

3.3 - Modalidade da operadora

As operadoras são classificadas, conforme seu estatuto jurídico, nas seguintes modalidades:

3.4 - Porte da operadora

Para definição do porte da operadora, é considerado o número de beneficiários no mês de competência do SIB.

3.5 – Tipo de contratação do plano


3.6 – Local de residência do beneficiário

Grandes regiões e Unidades da Federação (UF).

3.7 – Variável de conteúdo

Reclamações: São incluídas: São, portanto, excluídas as demandas classificadas como reclamação e depois julgadas não procedentes na análise do Núcleo Regional da ANS responsável ou no procedimento da NIP.

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