Como parte da sua política de transparência e em consonância com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS tem como um de seus desafios desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de geração e divulgação de informações a fim de disponibilizá-las ao seu público-alvo. Entre estas está o ANS TabNet, que faz uso da ferramenta TabNet, desenvolvida pelo Datasus - MS, com objetivo de possibilitar a tabulação dos dados dos diversos sistemas de informação da ANS.

O ANS Tabnet permite a realização de diversos tipos de consultas sobre beneficiários, operadoras, planos privados de saúde, ressarcimento ao SUS e demandas do consumidor pelo acesso a diversos sistemas de informações da ANS. Estão disponíveis para consultas os dados a partir de março de 2000, em intervalos de atualização trimestral (março, junho, setembro e dezembro), com exceção dos dados sobre mortalidade que têm periodicidade com dados a partir de 2004.

Estas e outras informações sobre saúde suplementar estão disponíveis também em outros formatos como em Dados e Indicadores do Setor ou Dados Gerais. As mesmas tabelas acessadas no ANS Tabnet podem ser baixadas em formato dbc, para processamento local, em Baixar bases de dados.

Sugestões para aperfeiçoamento e contato com a equipe de produção do ANS TabNet - Gerência Executiva de Produção e Análise da Informação (GEPIN/DIDES) - podem ser feitas pelos Canais de Atendimento.