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Metas e Indicadores de Impacto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS é uma autarquia sob o regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com atuação em todo o território nacional, como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a qualificação da atenção à saúde no setor de saúde suplementar, considerando sua inserção no sistema nacional de saúde.

A natureza de autarquia especial conferida à ANS é caracterizada por autonomia administrativa, financeira, patrimonial e de gestão de recursos humanos, autonomia nas suas decisões técnicas e mandato fixo de seus dirigentes.

A visão da ANS é ser reconhecida como indutora de eficiência e qualidade na produção de saúde (Planejamento Estratégico Participativo e DICOL, 2014).

Os pilares da regulação foram definidos como temas estruturantes. São eles: modelo assistencial; informação para o cidadão; sustentabilidade do setor e articulação com o SUS.

As principais diretrizes estratégicas que norteiam a sua atuação são:


Qualificação da Saúde Suplementar

Refere-se ao impacto regulatório e aos resultados das iniciativas implementadas. São os resultados relativos à interação com a sociedade e com o cidadão-usuário, em articulação com o SUS e o Ministério da Saúde. Essa diretriz traduz diretamente a missão e visão institucional.

Regulação da atenção à saúde

Ação orçamentáriaIniciativas EstratégicasIndicador CG 2015-7
(resultado anual 2016)
ED/Objetivo EstratégicoMeta anual
e Situação
Qualificação da Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar Estimular a qualidade setorial 1. Proporção de beneficiários em operadoras com IDSS superior a 0,6
(93,67%)
QSS/
Promover a Qualidade Setorial

65%
Meta superada

Incentivar os programas de Promoção e prevenção

2. Incentivo ao desenvolvimento de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças na Saúde Suplementar
(100%)

100%
Meta alcançada

 

Realizar projeto piloto em linha do cuidado (ex: parto), para mudança do modelo assistencial

 

3. Incentivo à implementação de plano(s) de cuidado
(50%)
QSS/
Promover o equilíbrio e aprimorar a qualidade do relacionamento entre beneficiários, prestadores e operadoras

100%
Meta não alcançada

  • QSS - Qualificação da SS.

Sustentabilidade do Setor

Identifica resultados que permitem focar a estratégia da organização de acordo com o público-alvo da Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar. São os resultados dos produtos e serviços específicos da organização; bem como questões concernentes ao relacionamento com beneficiários, operadoras e prestadores e a imagem da ANS. Os clientes são a razão de ser da instituição e, em função disso, suas necessidades devem ser identificadas, entendidas e utilizadas, de forma que os produtos possam ser desenvolvidos e os serviços oferecidos, criando o valor necessário para a sociedade.

Monitoramento e Fiscalização

Ação orçamentáriaIniciativas EstratégicasIndicador CG 2015-7
(resultado anual 2016)
ED/Objetivo EstratégicoMeta anual
e Situação
Qualificação da Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar Elaborar relatórios periódicos de acompanhamento de desempenho das Operadoras de Planos de Saúde e Administradoras de Benefícios na NIP; realizando reuniões com as Operadoras que apresentem resultados abaixo do esperado ou que não apresentem evolução positiva na resolução de conflitos, visando o aprimoramento de suas performances. 4. Taxa de Resolutividade da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP)
(89,89%)
SS
Conferir maior celeridade e qualidade na resposta às demandas de reclamação e informação
65%
Meta superada
Acompanhamento remoto em tempo real da operação por meio de aplicativo; acompanhamentos periódicos in loco; reuniões periódicas de monitoramento, controle e ajustes operacionais; elaboração de relatórios gerenciais; constante revisão do processo de trabalho; treinamentos periódicos de reciclagem e realização de pesquisas qualitativas junto aos consumidores visando identificar fatores que influenciam o processo de percepção da qualidade do serviço. 5. Índice de ligações atendidas em até 30 segundos no Disque ANS
(84,49%)
80%
Meta superada
6. Índice de satisfação dos beneficiários com o atendimento prestado no Disque ANS
(85,52%)
70%
Meta superada
Incluir temas selecionados (a partir de estudos) nas campanhas publicitárias. Homogeneizar debates com foco nas campanhas. Aprofundar a educação para o consumo, tratada no programa parceiros da cidadania e a importância do beneficiário na aquisição e utilização do plano. 7. Execução de Campanhas Publicitárias
(45%)
SS
Reduzir a assimetria de informação
100%
Meta não alcançada
Aprimorar a verificação do cumprimento dos normativos e induzir à aderência aos normativos. 8. Eficácia na divulgação da rede credenciada das operadoras aos beneficiários
(60% - resultado acumulado)
SS
Monitorar os aspectos relativos à garantia de acesso à assistência
60%
Meta alcançada
Acompanhar a transição das informações do SIP para a TISS. 9. Andamento das Informações de Produtos (SIP), no âmbito da Atenção à Saúde.
(96,94%)
SS
Monitorar o risco assistencial e a qualificação assistencial das operadoras
80%
Meta superada
Aperfeiçoamento do monitoramento econômico-financeiro, incluindo características setoriais, questões demográficas, índices de reclamações e eficiência. Proceder à aferição da eficiência.

10. Andamento econômico-financeiro das operadoras
(62,38%)

SS
Estimular a eficiência do setor

60%
Meta superada

Estudar e criar incentivos para a comercialização dos planos individuais. Criar mecanismos para equilibrar a regulação dos planos coletivos, frente aos individuais.

11. Monitoramento do agrupamento de contratos
(92,82%)

SS
Estimular a concorrência no setor
80%
Meta superada
  • SS - Sustentabilidade do setor.

Articulação Institucional com o setor

Identificam os processos internos que permitem a interação entre os atores do setor e a satisfação de suas necessidades, de acordo com processos endógenos e exógenos (regulatórios), de forma a alcançar os produtos e serviços desejáveis. São relacionadas também as parcerias estratégicas. Correspondem aos processos críticos que satisfazem as necessidades dos clientes. O aprimoramento da Qualidade Regulatória é parte integrante dessa dimensão, buscando-se o aperfeiçoamento do processo regulatório.

Comunicação Social/Tecnologia da Informação

Ação orçamentáriaIniciativas EstratégicasIndicador CG 2015-7
(resultado anual 2016)
ED/Objetivo EstratégicoMeta anual
e Situação
Qualificação da Regulação e  Fiscalização da Saúde Suplementar Ampliar a participação social. Estudar os resultados da judicialização, como subsídio à regulação. Promover a articulação com as Secretarias Estaduais de Saúde, de forma a estudar a judicialização no setor saúde 12. Articulação com o Judiciário e órgãos do SNDC.
(94%)
AIS
Promover a disseminação de conhecimento do setor
50%
Meta superada
Aprimorar as técnicas legislativas e a coerência dos atos normativos. Implementar a AIR e a utilização do Guia de Boas Práticas (ampliado e aperfeiçoado). 13. Previsibilidade Regulatória
(77,78%)
AIS
Aprimorar a Qualidade Regulatória
50%
Meta superada
14. Produção de atos normativos com Análise de Impacto Regulatório
(94,12%)
50%
Meta superada
Apresentar propostas em linguagem acessível e com a inclusão dos resultados. Ampliar a participação social. 15. Participação prévia
(58,82%)
AIS
Intensificar o relacionamento com os públicos de interesse, inclusive o público interno
50%
Meta superada
Aperfeiçoamento do Sistema de Informação para Saúde Suplementar Aprimorar os ambientes colaborativos e ferramentas web 16. Disponibilidade de serviços críticos de TI
(98,80%)
AIS
Ampliar a efetividade do uso das soluções de TI
90%
Meta superada
  • AIS - Articulação Institucional com o Setor.

Desenvolvimento e Aprimoramento Institucional

Corresponde ao aprendizado e crescimento e identifica a infraestrutura que possibilita a consecução dos objetivos das três primeiras perspectivas e decorrem de três fontes principais: Pessoas, Sistemas e Alinhamento Organizacional. A gestão de recursos permanece nessa dimensão, sendo que as dimensões de gestão da informação e do conhecimento apresentam sua origem nessa dimensão, passando para a dimensão imediatamente superior em sua consolidação.

Administração Geral

Ação orçamentáriaIniciativas EstratégicasIndicador CG 2015-7
(resultado anual 2016)
ED/Objetivo EstratégicoMeta anual
e Situação
Qualificação da Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar Sistema de Informação para Saúde Suplementar Iniciar a gestão de processos 17. Percentual de processos de trabalho mapeados
(39,47%)
DAI
Promover a qualificação institucional
40%
Índice certificador da meta alcançado
Administração da Unidade Implantar Programa de Educação Ambiental na ANS, de forma que seus servidores e colaboradores adotem práticas ambientalmente sustentáveis no ambiente de trabalho. Implantar ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos 18. Implantação da gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais
(56,4% - resultado acumulado)
DAI
Aprimorar a Qualidade do Gasto Público
60%
Índice certificador da meta alcançado
  • DAI - Desenvolvimento e Aprimoramento Institucional.

Os resultados destes indicadores são atualizados, semestralmente, nos meses de março (resultado do 2º semestre do ano anterior) e agosto (resultado do 1º semestre do ano vigente).

 


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ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

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