O Programa de Qualificação Institucional consiste em um conjunto de ações de avaliação e melhoria contínua do desempenho institucional da Agência Nacional de Saúde Suplementar, inclusive no que tange seus reflexos no setor de saúde suplementar.
Acesse aqui o Painel de Indicadores do Programa de Qualificação Institucional para ver os resultados detalhados. A partir de 2020, os resultados serão atualizados no Painel após o fim de cada trimestre.
A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2019:
Com a finalidade de aprimorar a capacidade regulatória da ANS, o Programa de Qualificação Institucional passou por uma reformulação, em 2018, tornando-se uma ferramenta não só de monitoramento e avaliação, mas de transformação e melhoria dos processos de trabalho.
O IDI 2018 foi calculado a partir de uma média aritmética simples das notas dos 22 indicadores que compuseram o Programa. O resultado alcançado foi de 0,937.
A tabela, a seguir, apresenta resumidamente o resultado dos indicadores e o Índice de Desempenho Institucional da ANS para 2018:
Indicador | Meta | Resultado | Pontuação |
---|---|---|---|
1. Absenteísmo-Doença | ≤ 3% | 2,56% | 1,00 |
2. Proporção de Implementações nos Projetos de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação no Prazo | >=90% | 98,36% | 1,00 |
3. Disponibilidade dos Sistemas Críticos | ≥ 98% | 99,26% | 1,00 |
4. Economicidade com o Processo Eletrônico | Redução de, pelo menos 5% | Redução de 19,94% | 1,00 |
5. Variação no Gasto com Energia Elétrica | Redução de, pelo menos 5% | Redução de 0,10% | 0,02 |
6. Índice de Gestão de Processos | ≥ 65% | 67,95% | 1,00 |
7. Proporção de Cancelamento de Bilhetes Aéreos | ≤ 10% | 9,02% | 1,00 |
8. Tempo Médio de Contratação | ≤ 180 dias | 251,77 dias | 0,60 |
9. Índice de Abrangência do Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras | ≥ 37,5% | 63,67% | 1,00 |
10. Produtividade do Processo de Acompanhamento Econômico-Financeiro | ≥ 12 | 12,64 | 1,00 |
11. Tempo Médio de Cancelamento a Pedido | ≤ 90 dias | 70,38 dias | 1,00 |
12. Tempo Médio de Análise da NIP Assistencial | ≤ 60 dias | 10,85 dias | 1,00 |
13. Tempo Médio de Análise da NIP Não Assistencial | ≤ 60 dias | 8,33 dias | 1,00 |
14. Tempo Médio de Tramitação do Processo Sancionador | ≤ 720 dias | 192,66 dias | 1,00 |
15. Índice de Satisfação com os Eventos realizados pela ANS | ≥ 8,5 | 8,44 | 0,99 |
16. Índice de Gestão de Riscos | 100% | 150% | 1,00 |
17. Índice de Previsibilidade Regulatória | ≥ 70% | 71,43% | 1,00 |
18. Índice de Engajamento da página da ANS no Facebook | ≥ 5% | 5,46% | 1,00 |
19. Tempo médio de análise de anormalidades adm graves de natureza assistencial | ≤ 90 dias | 29,13 dias | 1,00 |
20. Resolutividade de Processos de Alteração de Rede Assistencial | ≥ 70% | 100,00% | 1,00 |
21. Produtividade Mensal no Ressarcimento ao SUS | ≥ 60 atendimentos/dia | 60,17 atendimentos/dia | 1,00 |
22. Percentual de análise inicial das demandas relativas à regulamentação da Lei 13003-14 | ≥ 75% | 89,41% | 1,00 |
IDI 2018 | 0,937 |
O Programa de Qualificação Institucional passou por uma reformulação para o ano de 2018 a fim de melhor se adequar ao seu propósito, que é melhorar os processos de trabalho da ANS e, em última instância, aprimorar a capacidade regulatória da Agência. A ideia central da proposta é a formação de um ciclo de monitoramento e melhoria contínua a partir do processo de avaliação.
Dessa forma, em 2016 e em 2017, o Índice de Desempenho Institucional (IDI) de transição teve como indicadores os percentuais de cumprimento do Contrato de gestão e da Agenda Regulatória. O resultado alcançado foi 1,0 em ambos os anos, conforme detalhado na Tabela 1:
Indicador | 2016 | 2017 | ||||
Resultado apurado | Pontuação | Resultado ponderado | Resultado apurado | Pontuação | Resultado ponderado | |
Percentual de cumprimento do Contrato de Gestão | A Medida Resumo do Contrato de Gestão foi de 80,0%, equivalente a 100,0% de alcance de sua meta. | 1 | 0,5 | A Medida Resumo do Contrato de Gestão foi de 91,3%, equivalente a 100,0% de alcance de sua meta. | 1 | 0,5 |
Percentual de cumprimento da Agenda Regulatória | O percentual de cumprimento da Agenda Regulatória foi 91,1, conferindo 100,0% de alcance de sua meta. | 1 | 0,5 | O percentual de cumprimento da Agenda Regulatória foi 63,0%, conferindo 100,0% de alcance de sua meta. | 1 | 0,5 |
Resultado final do IDI 2016 | 1,0 | Resultado final do IDI 2017 | 1,0 |
O resultado do Índice de Desempenho Institucional (IDI 2015) foi 0,82. Os resultados por eixo estratégico, alinhados aos eixos direcionais do Contrato de Gestão da ANS, estão detalhados na Tabela 1, que também apresenta informações sobre os indicadores e pesos que conformam cada eixo estratégico.
Na Tabela 2, a seguir, estão detalhados os resultados por indicador. A tabela inclui os resultados alcançados - de acordo com a fórmula de cálculo e meta pré-estabelecidos nas fichas técnicas - a interpretação do resultado, a pontuação obtida para a formação da nota do IDI e a Diretoria relacionada a cada indicador.
Dos onze indicadores que compõem a grade da Qualificação Institucional 2015, seis alcançaram a meta proposta pela área técnica.
A tabela 1 apresenta o resultado dos 15 indicadores que avaliaram processos de trabalho da ANS no período 2014, detalhando Índices de Desempenho por Dimensão (IDED) e do Índice de Desempenho Institucional (IDI).
A tabela 2 e o gráfico 2 mostram que o IDI, em 2014, foi de 0,82, resultado inferior ao ciclo 2013, cuja pontuação foi de 0,86. Quanto aos Eixos Direcionais, as pontuações em todos os Eixos, em 2014, foram inferiores àquelas obtidas no ano anterior.
Ano | Eixo Direcional | IDED |
---|---|---|
2013 | IDI | 0,86 |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.82 | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.80 | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0.96 | |
2014 | IDI | 0,82 |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.75 | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.75 | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0.95 |
O percentual de indicadores que atingiram a meta no ciclo 2014 (26,7%) foi inferior ao ciclo 2013 (47,1%), conforme apresentado na tabela 3 e no gráfico 3.
Ano | Eixo Direcional | Total de Indicadores | Indicadores que Atingiram a Meta | % de Indicadores que Atingiram a Meta |
---|---|---|---|---|
2013 | Total | 17 | 8 | 47,1% |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 6 | 3 | 50,0% | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 9 | 4 | 44,4% | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 2 | 1 | 50,0% | |
2014 | Total | 15 | 4 | 26,7% |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 5 | 1 | 20,0% | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 8 | 2 | 25,0% | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 2 | 1 | 50,0% |
Para o ciclo 2013 foram feitos ajustes na grade de indicadores, respeitando as mudanças internas relacionadas aos processos de trabalho.
O Quadro 1 mostra que o Índice de Desempenho Institucional (IDI) foi de 0,86, resultado superior ao ciclo 2012, cuja pontuação foi 0,80. De acordo com os resultados apurados, 47,1 % dos indicadores cumpriram suas metas.
O resultado por Eixo Direcional também apresentou aumento nos eixos Desenvolvimento Institucional (DI) e Articulação e Aprimoramento Institucional (AAI), e uma ligeira redução no eixo Sustentabilidade de Mercado (SM), com relação ao período passado. O eixo Articulação e Aprimoramento Institucional foi o que apresentou o maior índice de alcance de metas (Tabela 1).
Eixo Direcional | IDED |
---|---|
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.82 |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.80 |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0.96 |
IDI | 0,86 |
Observa-se que os eixos AAI e DI apresentaram a maior porcentagem de indicadores com cumprimento de metas (tabela 2). No entanto, destaca-se que esse desempenho não superou 50% em nenhum Eixo Direcional.
Eixo Direcional | Quant. de Indicadores | Ind. que cumpriram a meta | Ind. que cumpriram a meta (%) |
---|---|---|---|
Desenvolvimento Institucional (DI) | 6 | 3 | 50,0 |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 9 | 4 | 44,4 |
Articulação Institucional (AI) | 2 | 1 | 50,0 |
Total | 17 | 8 | 47,1 |
Os resultados refletem um bom desempenho institucional, e apontam para a necessidade de contínua melhoria de grande parte dos processos de trabalho medidos.
Para o período de 2011, com o objetivo de alinhar cada vez mais o instrumento avaliativo institucional com as diretrizes propostas pelo planejamento da agência e seu Contrato de Gestão, definiram-se os indicadores a partir dos objetivos estratégicos, dos Macroprocessos e dos Eixos Direcionais contemplados no Contrato de Gestão da agência.
O ciclo 2012 continuou estável em relação ao número de indicadores do ciclo anterior, sendo que, do total de 19 indicadores, 11 permaneceram inalterados e oito sofreram algum tipo de alteração metodológica. Para o período de 2012, a metodologia para a construção foi a mesma aplicada em 2011.
Ano | Eixo Direcional | IDED | Peso |
---|---|---|---|
2011 | IDI | 0,90 | |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.93 | 0,23 | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.96 | 0,43 | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0.79 | 0,34 | |
2012 | IDI | 0,80 | |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0,75 | 0,23 | |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0,90 | 0,43 | |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0,70 | 0,34 |
Ano | Eixo Direcional | Quant. de Indicadores | Ind. que cumpriram a meta | Ind. que cumpriram a meta (%) |
---|---|---|---|---|
2011 | Total | 19 | 12 | 63,2% |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 7 | 5 | 71,4% | |
Sustentabilidade de Mercadol (SM) | 7 | 4 | 57,1% | |
Articulação Institucional (AI) | 5 | 3 | 60,0% | |
2012 | Total | 19 | 9 | 47,4% |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 7 | 2 | 28,6% | |
Sustentabilidade de Mercadol (SM) | 7 | 5 | 71,4% | |
Articulação Institucional (AI) | 5 | 2 | 40,0% |
Para o ciclo 2010 foram feitos alguns ajustes na grade de indicadores, respeitando as mudanças internas relacionadas aos processos de trabalho. Dessa forma, foram feitas exclusões e atualizações, no que diz respeito à fórmula de cálculo e meta. Além disso foi necessária uma reorganização dos indicadores nos Eixos Direcionais do Contrato de Gestão em função de mudanças conceituais desses eixos para o ano de 2010. De acordo com os resultados apurados, 31,3 % do indicadores cumpriram suas metas. Assim como no período anterior, o eixo Desenvolvimento Institucional foi o que apresentou o maior índice de alcance de metas (Tabela 1).
Eixo Direcional | IDED | Peso |
---|---|---|
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.93 | 0.23 |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.65 | 0.43 |
Articulação e Aprimoramento Institucional (AI) | 0.69 | 0.34 |
IDI | 0,73 |
Eixo Direcional | Quant. de Indicadores | Ind. que cumpriram a meta | Ind. que cumpriram a meta (%) |
---|---|---|---|
Desenvolvimento Institucional (DI) | 6 | 3 | 50,0 |
Sustentabilidade de Mercadol (SM) | 6 | 2 | 33,3 |
Articulação Institucional (AI) | 4 | 0 | 0,0 |
Total | 16 | 5 | 31,3 |
O Programa de Qualificação Institucional 2009 foi aprovado pela auditoria interna da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os resultados obtidos refletem a participação dos servidores, que em 2008 foi ampliada com o objetivo de melhorar os indicadores e a maneira de construí-los. Abaixo seguem os resultados:
Eixo Direcional | IDED | Peso |
---|---|---|
Qualificação da Saúde Suplementar (QSS) | 0.69 | 0.23 |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 0.89 | 0.38 |
Sustentabilidade de Mercado (SM) | 0.77 | 0.23 |
Articulação Institucional (AL) | 0,92 | 0,16 |
IDI | 0,82 |
Eixo Direcional | Quant. de Indicadores | Ind. que cumpriram a meta | Ind. que cumpriram a meta (%) |
---|---|---|---|
Qualificação da Saúde Suplementar (QSS) | 2 | 0 | 0,0 |
Desenvolvimento Institucional (DI) | 9 | 7 | 77,8 |
Sustentabilidade de Mercadol (SM) | 10 | 5 | 50,0 |
Articulação Institucional (AI) | 5 | 3 | 60,0 |
Total | 26 | 15 | 57,7 |
De acordo com os resultados apurados, 57,7% dos indicadores cumpriram suas metas. O eixo Desenvolvimento Institucional foi o que apresentou o maior índice de alcance de metas (tabela 1).
Os eixos Desenvolvimento Institucional e Articulação Institucional foram os que apresentaram melhor pontuação no Índice de Desempenho por Eixo Direcional – IDED (tabela 2).
A análise dos resultados permite apontar que, apesar da necessidade de um contínuo aperfeiçoamento dos indicadores do componente Institucional do Programa de Qualificação, foi possível obter uma visão panorâmica da instituição, observando fragilidades, pontos fortes e criando a oportunidade de que os gestores percebam onde há problemas, onde há boas práticas e qual o impacto desse conjunto de práticas sobre o desempenho institucional.
O Programa de Qualificação Institucional 2008 foi aprovado pela auditoria Interna da ANS, que avaliou a confiabilidade dos indicadores.
Dimensão | Peso | Resultado | IDSS |
---|---|---|---|
Processos Regulatórios | 0,5 | 0,82 | |
Desenvolvimento Institucional | 0,5 | 0,95 | 0,88 |
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