topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

IN Conjunta nº01 incentiva a qualificação das ações e transforma recursos utilizados para esse fim em investimento

Primeiro, a indução. Agora a qualificação. Percebendo a necessidade de melhorar a qualidade dos programas de promoção da saúde e prevenção e controles de riscos e doenças desenvolvidos pelas operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou uma Instrução Normativa conjunta das diretorias de Normas e Habilitação de Operadoras e de Produtos (Diope e Dipro)
 
A partir de agora, os valores investidos pelas operadoras em programas de promoção e prevenção serão alocados em conta específica para esse fim. Para isso, será necessário efetuar cadastro desses programas na ANS, onde serão avaliadas quanto ao cumprimento de pré-requisitos básicos para um programa de qualidade.

A ANS entende que os recursos utilizados nesses programas são investimentos que podem gerar benefícios futuros às operadoras e aos seus beneficiários. Por esse motivo, esses valores poderão ser reconhecidos como ativos desde que observados os critérios dispostos na Instrução Normativa Conjunta 01.

Investimento em saúde

Um bom programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças deve possuir um conjunto de atividades estrategicamente ordenadas e sistematizadas pelas operadoras de planos privados de saúde, não só para o controle de patologias e agravos, mas prioritariamente, para a sua prevenção, direcionadas a toda a população da carteira, ou com perfil epidemiológico de risco conhecido, sob a ação e a coordenação multiprofissional.

Além disso, um programa deve garantir o acompanhamento específico de sua clientela, bem como a avaliação e o monitoramento através de indicadores de saúde.


Visite a área de Promoção e Prevenção no Perfil Operadoras


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página