topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Estudo apresenta um panorama dos recursos e usos da saúde no Brasil

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Fazenda, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), acaba de ser publicado o estudo "Economia da Saúde: uma Perspectiva Macroeconômica 2000 - 2005".
 
Esse estudo apresenta um amplo panorama dos recursos e usos da saúde no Brasil, abordando a sua evolução ao longo do tempo. Para tanto, foi necessária a coleta e sistematização de dados sobre produção, consumo e comércio exterior de bens e serviços relacionados à saúde, bem como sobre o emprego e renda nas atividades geradoras desses produtos e a infra-estrutura do setor.

Ao contrário dos outros setores, a saúde não é vista habitualmente no Brasil como uma atividade econômica, sendo encarada prioritariamente como despesa, e não como fonte de geração de renda e desenvolvimento. Esse tipo de análise é importante, tanto para o conhecimento da estrutura produtiva do setor, como para a formulação de políticas para o aumento da eficiência na aplicação de recursos na oferta de bens e serviços de saúde.
 
"Essa publicação, primeira de uma série de estudos e pesquisas que serão desenvolvidos em conjunto por essas instituições, sinaliza a importância do setor saúde para a economia brasileira. Como a saúde suplementar é parte integrante da Política Nacional de Saúde, a participação da ANS foi fundamental para o estudo", assinala Ceres Albuquerque, gerente-geral de Informações e Sistemas da DIDES/ANS e uma das representantes da Agência no grupo de pesquisadores.

Veja a publicação


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página