topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por intermédio da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), deu continuidade nos dias 17 e 18/12, às reuniões de análise das propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (ciclo 2019-2020). Este é o primeiro ciclo de reuniões com a nova metodologia de atualização do Rol, cujas regras estão estabelecidas na Resolução Normativa Nº 439/2018.

Nos encontros, estão sendo avaliadas as sugestões de tecnologias em saúde submetidas no processo de atualização do Rol e consideradas elegíveis. Participaram das atividades os membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), os autores das propostas elegíveis e representantes de entidades representativas do setor. Ao todo foram avaliadas 12 sugestões que levaram em conta a viabilidade econômica, vantagens e fragilidades, além das formas de execução dos projetos. 

Veja abaixo as tecnologias em saúde analisadas e as indicações de uso:

Dia 17/12

1. Balão intragástrico: Redução de peso em pacientes adultos com IMC maior ou igual que 35kg/m.

2. Biópsia Direta em Vias Biliares por Exame de Colangioscopia: Diagnóstico de lesões ou estenoses em vias biliares suspeitas de malignidade. 

3. Capsula Endoscópica: Sangramento gastrointestinal de origem obscura, com negativa de diagnóstico através de endoscopia alta e colonoscopia. 

4. Sistema integrado de fotoaférese: Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (Aguda e Crônica). 

5. Gastroplastia (cirurgia bariátrica) por Videolaparoscopia ou por via Laparotômica: Cirurgia bariátrica/metabólica nos pacientes com diabetes tipo 2, em pacientes obesos com Indice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,9 Kg/m2.

Dia 18/12

1. Tomografia de Coerência Óptica - Glaucoma: Diagnóstico de glaucoma. 

2. Cirurgia antiglaucomatosa via angular: Tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto. 

3. Fotovaporização seletiva a laser Hiperplasia Benigna da Próstata: Hiperplasia prostática benigna de alto risco que fazem uso de terapia anticoagulante/ antiplaquetária. 

4. Neuroestimulação sacral - Retenção urinária: Pacientes com retenção urinária crônica não obstrutiva refratários a outros tipos de tratamento. 

5. Adalimumabe: Terapia imunobiológica com adalimumabe para o tratamento de uveítes não infecciosa intermediaria posterior ou panuveítes com doença ativa devido à resposta inadequada aos corticosteroides ou em adultos com doença inativa que necessitem de redução/retirada de corticosteroides. 

6. Carboximaltose Férrica: Carboximaltose Férrica, terapia de ferro endovenoso de alta dose para tratamento de anemia por deficiência de ferro em pacientes com insuficiência cardíaca. 

7. Carboximaltose Férrica: Carboximaltose Férrica, terapia de ferro endovenoso de alta dose para tratamento de anemia por deficiência de ferro em mulheres grávidas (periparto) e pós-parto. 

As próximas reuniões estão agendadas para os dias 07 e 08 de janeiro de 2020, na sede da ANS, na cidade do Rio de Janeiro. Confira aqui o cronograma das próximas reuniões.

Os vídeos dos encontros já realizados estão disponíveis no portal da ANS (clique e assista aqui).

c4171e66 db96 4ec1 811a 8c2ec5cc9858

Teófilo Rodrigues, gerente de Assistência à Saúde da ANS, conduzindo o encontro 

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página