topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Neste 07/04, Dia Mundial da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) convida operadoras a participarem durante o mês de abril da mobilização nacional “Da sua saúde cuidamos juntos”. A campanha desenvolvida pela agência reguladora visa estimular ações de combate à obesidade e à depressão. O enfrentamento a tais problemas está alinhado ao compromisso da ANS com a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças no setor da saúde suplementar.

No portal da Agência, no Espaço da Operadora, estão disponíveis materiais de divulgação para uso das operadoras em seus canais de comunicação, além de conteúdos para consulta com base científica. Com isso, espera-se incentivar as empresas do setor a realizarem ações voltadas a essas patologias, dirigidas aos beneficiários e profissionais de saúde da sua rede.

O engajamento à campanha e a propagação do debate são necessários e urgentes. O tema depressão, isoladamente, é o foco da campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”), a iniciativa reforça que existem maneiras de prevenir e de tratar a doença. Segundo a Organização, a estimativa é de que mais de 350 milhões de pessoas de diferentes idades sofrem com esse transtorno em todo o mundo, sendo a principal causa de incapacidade, contribuindo de forma expressiva para a carga global de doenças.

Veja aqui mais informações sobre a campanha “Da sua saúde cuidamos juntos”.

“Queremos convocar toda a sociedade para o enfrentamento da obesidade e da depressão, questões muito importantes para a saúde no país. Silenciosas a princípio, as duas patologias começam de forma imperceptível, sem que o indivíduo demande assistência médica, mas, ao longo do tempo, vão se tornando mais complexas. E, geralmente, é neste momento que a pessoa afetada recorre ao profissional de saúde, ou seja, quando o problema já está instalado. Precisamos reverter isso com prevenção porque, tanto a obesidade quanto a depressão, por seu caráter multifatorial e de difícil manejo, podem trazer impactos devastadores na qualidade de vida dos indivíduos”, disse Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS.   

Para ampliar a troca de informações, no dia 11/04 a ANS realizará a “Oficina sobre Depressão e outros Transtornos com Base no MI-GAP”, dirigida a operadoras. E para auxiliar no controle e prevenção da obesidade, foi criado um grupo multidisciplinar que irá conduzir o Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar. O grupo terá seu trabalho pautado em estudos científicos publicados no Brasil e no exterior, e nos dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) da Saúde Suplementar, amplo estudo realizado pelo Ministério da Saúde e pela ANS. Saiba como foi a 1ª reunião do grupo.

 


Compartilhe:

Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
RSS
Acesso à Informação
Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

Inicio do Endereço Sede
Avenida Augusto Severo, 84 - Glória - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040
Fim do Endereço Sede
Ir para o topo da página