topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Os dez anos de cooperação técnica internacional entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foram celebrados com o seminário “Conhecimento Técnico-Científico para a Qualificação da Saúde Suplementar”, realizado nos dias 25 e 26/11, no Rio de Janeiro. No evento, foram apresentados os resultados de estudos efetuados a partir do Edital 05/2014, em mesas de debates com pesquisadores e servidores da ANS. Na ocasião, foi lançado um livro sobre o tema, também resultado da parceria entre as duas instituições.

A mesa de abertura contou com a diretora de Desenvolvimento Setorial, Martha Oliveira, o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Leandro Reis, a diretora de Gestão, Karla Coelho, e o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Gerardo Alfaro.

“Devemos continuar aprimorando a regulação, e essa parceria com o meio acadêmico é fundamental para que possamos enxergar com outros olhos a realidade, por meio de pesquisas. Dentro do possível, pretendemos transformar a teoria em prática, aplicar o conhecimento produzido e enxergar oportunidades para aperfeiçoarmos os nossos instrumentos na regulação”, disse Martha Oliveira.

Para Leandro Reis, o encontro foi uma oportunidade de debater o trabalho desenvolvido ao longo de uma década. “Esses resultados não teriam sido possíveis se não fosse o compartilhamento de um ideal: os servidores e os diretores da ANS compraram o sonho de realizar uma parceria com o meio acadêmico e hoje temos muito a celebrar e pretendemos entregar um setor de saúde melhor para a sociedade”.

“A ideia é que continuemos com a parceria entre ANS e OPAS com o objetivo de produzir conhecimento, pensar e discutir ferramentas, conceitos, ideias para melhorar a qualidade da assistência à saúde. Estamos amadurecendo a regulação da Saúde Suplementar e lançando hoje o livro com a compilação das pesquisas para que outras pessoas que não puderam estar aqui possam também ter acesso a esse conhecimento”, destacou Karla Coelho.

IMG 1077

Da esq. para a direita: Leandro Reis, Martha Oliveira, Karla Coelho e Gerardo Alfaro

Na lista abaixo, estão mencionados todos os temas das pesquisas realizadas. Veja as apresentações realizadas no seminário:

Lançamento do livro “Conhecimento Técnico-Científico para Qualificação da Saúde Suplementar” – apresentado por Fernando Leles.

A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico - apresentado por Kenneth Camargo.

A satisfação do beneficiário da Saúde Suplementar sob a perspectiva da qualidade e da integralidade - apresentado por Rafael da Silveira Gomes.

(im)Paciente: Sistema de avaliação da qualidade da assistência dos prestadores de serviços de saúde pela perspectiva do usuário - apresentado por Dr. Ricardo Heber.

O pacto intergeracional e a capacidade de financiamento da Saúde Suplementar no Brasil no contexto de envelhecimento populacional - apresentado por Kenya Noronha.

Modelo de hierarquização da atenção ao idoso com base na complexidade dos cuidados – apresentado por Renato Veras – temporariamente indisponível para download.

Ferramenta para a análise do desempenho econômico-financeiro de operadoras de planos de saúde no setor de Saúde Suplementar brasileiro – apresentado por Eduardo Loebel.

Metodologia e ferramentas para aplicação do modelo de “Grupo de Diagnósticos Relacionados” para a área hospitalar na Saúde Suplementar brasileira - apresentado por André Alexandre Osmo.

Judicialização na Saúde Suplementar - apresentado por Mário César Scheffer, Daniela Batalha Trettel e Juliana Ferreira Kozan.

A Saúde Suplementar do ponto de vista dos contratos coletivos: Uma análise das contratações e negociações coletivas - apresentado por Ronaldo Teodoro dos Santos.

Análise da rede de atenção em saúde mental no subsistema de Saúde Suplementar brasileiro nas regiões Norte e Sul sob a perspectiva de linhas de cuidado - apresentado por Daniel Canavese de Oliveira e Renata Flores Trepte.

Suficiência de Rede: um estudo ecológico sobre beneficiários e redes de cuidados à saúde a partir de análises exploratórias das proporções de partos cesarianos e taxas de mortalidade por câncer de mama e infarto nos municípios brasileiros em 2012 -  apresentado por Ligia Bahia e Ronir Raggio Luiz.

IMG 1397

Equipe ANS e OPAS durante o seminário

Entenda a parceria entre a ANS e a OPAS

ANS lança edital em parceria com a OPAS

Parceria da ANS com a OPAS já tem selecionados para contratação

Conheça os projetos aprovados


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página