topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A segurança alimentar é o tema do Dia Mundial da Saúde 2015, comemorado nesta terça-feira (07/04). “Segurança alimentar, do campo à mesa” é o slogan da campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar e orientar governos e integrantes da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, fornecedores e consumidores) sobre a importância do tema.

Para o Ministério da Saúde, a população deve ser estimulada a consumir alimentos in natura ou minimamente processados, pois além de saudáveis, contribuem para resgatar, valorizar e fortalecer a cultura alimentar brasileira. Como forma de promover bons hábitos alimentares, o órgão lançou hoje o livro Alimentos Regionais Brasileiros, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde. Também foi divulgada a campanha “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, para incentivar mudanças individuais e de comportamento.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por sua vez, tem atuado para que os planos de saúde ofereçam o cuidado contínuo e integral aos seus beneficiários e desde 2005 desenvolve ações de incentivo e promoção de saúde e prevenção de riscos que visam controlar doenças crônicas, como a obesidade e o sobrepeso.

“A alimentação é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma ação integrada de prevenção de doenças e promoção de saúde”, afirma a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira. Ela destaca a inclusão das consultas com nutricionista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde como um avanço para setor. “Desde 2010, os pacientes podem ter até 12 consultas com nutricionista por ano. Com isso, pretendemos estimular os consumidores de planos de saúde a reduzirem os riscos de doenças crônicas”, complementa a diretora. 

Conheça a lista dos procedimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde (Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde)

Confira as dicas do Espaço Você Saudável

O Dia Mundial da Saúde foi proposto em 1948 durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, a cada ano as Nações Unidas elegem um tema que diz respeito à melhoria das condições de vida da humanidade naquele momento e que a OMS avalie necessário promover por meio de campanhas de educação e de conscientização em todo o mundo.

Vídeo institucional - No Dia Mundial da Saúde, a ANS lança um vídeo institucional comemorativo dos seus 15 anos. O objetivo é prestar informações relevantes sobre o trabalho da Agência para os usuários de planos de saúde. Confira abaixo.

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

 
Ir para o topo da página