topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Menu Início do menu Principal Fim do menu Principal
Início do contéudo da página

Mais de 100 representantes de operadoras de planos de saúde se reuniram nesta terça-feira (09/05) no Workshop Ativos Garantidores, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em São Paulo. No encontro foram apresentadas orientações práticas e esclarecimentos sobre a Instrução Normativa (IN) nº 54, que entra em vigor no dia 11/05. A norma estabelece a hipótese de autorização prévia anual às operadoras para livre movimentação dos ativos garantidores no rol de ativos financeiros permitidos pela Agência.

Assista aqui à primeira parte do workshop: apresentações da ANS.
Assista aqui à segunda parte do workshop: apresentações das Centrais de Custódia.

A medida permite um melhor resultado financeiro às operadoras comprometidas com a boa gestão, propiciando o incremento da solvência e da disponibilidade de recursos para cobrir despesas assistenciais de forma adequada, contribuindo para a continuidade da assistência à saúde contratada pelo beneficiário.

“O objetivo é que haja prudência na gestão da operadora para a constante qualidade da atenção à saúde. O bloqueio dos ativos é a regra, a movimentação é a exceção; por isso a ANS é sempre tão criteriosa na autorização para a movimentação dos recursos", explicou César Serra, diretor-adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope) da ANS.

"Em um momento de crise econômica e de altas taxas de juros, é de grande importância a liberdade que o regulador está dando às operadoras, resultado de uma maturidade do mercado percebida pela nossa área técnica", disse o gerente geral Bruno Martins Rodrigues. "A operadora que se mantiver regular, mantendo os critérios de transparência exigidos pela ANS, terá a sua autorização anual sempre renovada. Caso contrário, a mesma será cancelada", completou o coordenador Márcio Nunes de Paula.

Também participaram do Workshop Ativos Garantidores representantes do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic/Banco Central) e da B3 (Cetip e BM&F Bovespa).

Confira a íntegra da Instrução Normativa (IN) nº 54.

Veja também:

Apresentação do diretor-adjunto César Serra
Apresentação do gerente geral Bruno Rodrigues
Apresentação do coordenador Márcio de Paula
Apresentação do Selic/Banco Central

Workshop ativos2

Cesar Serra, diretor-adjunto da Diope, apresenta a IN nº 54

Workshop ativos

Público presente no workshop


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
ANS no Instagram
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página