Está disponível para consulta a edição de dezembro de 2015 do Caderno de Informações da Saúde Suplementar. A publicação da ANS compila dados e apresenta análises que mostram o perfil do setor – como número de beneficiários e de operadoras e planos de saúde, rede de serviços e demandas dos consumidores -, além de informações sobre índices de preços e normativos recentemente publicados pela agência reguladora.

O Caderno é atualizado trimestralmente e disponibilizado no portal da ANS na internet. Esta edição utiliza a base de dados relativa a setembro de 2015. Na data, a ANS contabilizou 50,3 milhões de beneficiários em planos de assistência médica e 21,9 milhões em planos exclusivamente odontológicos distribuídos em um total de 1.173 operadoras; e 33.767 planos de assistência médica com beneficiários, sendo 18.262 coletivos e 15.505 individuais.

Situação econômico-financeira – O caderno também traz informações atualizadas dos resultados econômico-financeiros das operadoras de planos de saúde. No terceiro trimestre de 2015, o setor contabilizou R$ 106 bilhões em receitas de contraprestações, entre operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos. 

Atendimento - Em 2015, até setembro, a ANS recebeu 269,3 mil demandas dos consumidores, sendo 196.931 solicitações de informação e 72.416 registros de reclamação em relação às operadoras. Mais de 73% das reclamações recepcionadas referiram-se a aspectos de cobertura dos procedimentos contratados. Já o índice de resolutividade das demandas de natureza assistencial no período analisado atingiu 85,6%, mantendo a tendência de crescimento constatada nos últimos anos e ficando acima de 80%. O índice de resolutividade mede o percentual de reclamações resolvidas por meio da mediação de conflitos, sem a necessidade de instauração de processo administrativo sancionador.

Confira aqui a íntegra da publicação.


Compartilhe:

Siga-nos nas redes sociais

ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
RSS

Governo Brasileiro 

Acesso à Informação
GovernoFederal

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040