topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará nesta sexta-feira (10/07) uma reunião técnica virtual com os membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) sobre os testes sorológicos para detecção da presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao Coronavírus. Os testes foram recentemente incorporados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS de forma extraordinária e por determinação judicial.  

Desde o dia 29/06, conforme a Resolução Normativa nº 458/2020, o exame Sars-Cov-2 (Coronavírus Covid-19) - Pesquisa de Anticorpos IgA, IgG ou IgM (com diretriz de utilização) é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado um dos quadros clínicos descritos a seguir:   

  • Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. 
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.   

A ANS ressalta que já vinha promovendo discussões internas com o objetivo de avaliar a possibilidade ou não da inclusão dos testes sorológicos para detecção de anticorpos relacionados ao novo coronavírus no rol de coberturas obrigatórias. A reguladora reforça, portanto, seu entendimento de que o tema deve continuar sendo analisado, ampliando-se o debate aos demais atores do setor, a fim de que se possa alcançar o melhor resultado possível para os beneficiários. 

Saiba mais sobre a inclusão dos testes.


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
ANS no Instagram
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página