topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus parceiros no Parto Adequado – Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) realizaram na terça-feira (14/04) o terceiro de uma série de encontros virtuais sobre o tema “Gravidez e Coronavírus”. Desta vez, o foco foi nos profissionais e gestores de saúde participantes do Movimento. 

A reunião foi aberta pelos representantes do Einstein, Linus Facina, Rita de Cassia Sanches e Rômulo Negrini. Inicialmente, Linus destacou o olhar estratégico que os gestores dos hospitais devem ter ao lidarem com a contingência da pandemia. Na sequência, Rita e Rômulo falaram sobre os procedimentos a serem adotados para os recém-nascidos e mães com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e os protocolos de atendimento nos centros cirúrgicos e obstétricos para esses pacientes. O presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Sérgio Martins Costa, deu orientações para o atendimento a gestantes e bebês com e sem diagnóstico de Covid-19.    

O encontro contou também com a participação de Antônio Capone Neto, cirurgião geral neurointensivista e diretor do IHI para projetos no Brasil, que detalhou algumas síndromes clínicas associadas à Covid-19, orientando quanto ao uso de ventilação.  Durante a dinâmica, Rosemeire Sartori de Albuquerque, Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas – Seccional São Paulo (ABENFO/SP), falou sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde.   

Na sequência, Paulo Borem, Diretor Sênior do IHI, abordou as técnicas e ferramentas baseadas no modelo PDSA de melhoria (Plan, Do, Study, Act), metodologia do Parto Adequado, para que hospitais coloquem em prática, de forma ágil e responsável, as ações recomendadas nesse momento.   

Durante o encontro, dúvidas sobre uso de máscaras em tempo integral por todos os profissionais da assistência, manutenção das rotinas de pré-natal e pós-parto, possibilidade ou não de coleta do cordão umbilical e presença e proteção de acompanhante, foram apresentadas e sanadas pelos palestrantes. Carla Rocha, Coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, destacou a recente publicação de Resoluções Normativas pelo Ministério com recomendações para profissionais e instituições de saúde relacionadas aos cuidados durante a pandemia.    

No final da reunião, Felipe Riani, especialista em Regulação da ANS, reafirmou o compromisso de um acompanhamento mais próximo das instituições participantes do Ciclo Intensivo da Fase 2 do Parto Adequado, confirmando que esta etapa terá duração de 12 meses, contados a partir do momento em que as atividades tiverem efetivamente início. Por conta do estágio atual da pandemia do Coronavírus, o início dessas atividades seguirá um novo cronograma, a ser compartilhado em breve com os participantes. Hospitais e operadoras de planos de saúde ainda não inscritos e interessados em participar do Ciclo Intensivo da Fase 2 devem preencher o Formulário de Inscrição disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=51847

Os próximos encontros virtuais da série “Gravidez e o Coronavírus” estão agendados para 24/04, às 13h e 30/04, às 13h30 e serão dirigidos aos profissionais e gestores de saúde de forma ampla, participantes ou não do Movimento Parto Adequado. Clique nas datas acima e faça sua inscrição.  

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página