topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus parceiros no Movimento Parto Adequado – Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) – realizaram na quinta-feira (09/04) a segunda edição da série de encontros virtuais sobre o tema “Gravidez e Coronavírus”. Desta vez, o foco foi nas gestantes e seus familiares. 

A reunião foi aberta pelo diretor sênior do IHI, Paulo Borem, que destacou o ganho de conhecimento proporcionado por essa troca de informações em um momento tão complicado, quanto à pandemia do Coronavírus. Depois, falaram pela ANS os servidores Renata Nacif e José Felipe Riani, que fizeram uma breve apresentação sobre o Movimento Parto Adequado. 

Na sequência, foram feitos questionamentos direcionados aos profissionais de saúde com o objetivo de tirar dúvidas e divulgar práticas mais seguras e adequadas para mães e bebês durante a pandemia.  

A mediação foi feita por Leticia Sperotto, representante das mães e grávidas do Parto Adequado que teve um bebê há dois meses em um hospital participante do Movimento. Durante a dinâmica, Rômulo Negrini e Rita de Cassia Sanchez, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Sérgio Martins Costa, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); e Rosemeire Sartori de Albuquerque, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas – Seccional de São Paulo (ABENFO/SP) responderam perguntas formuladas previamente e outras questões levantadas pelos participantes. 

As perguntas abordaram temas como amamentação, cuidados em caso de suspeita ou confirmação de Coronavírus na mãe, uso de máscaras, cuidados diferenciados para gestantes se protegerem do contágio, pré-natal e utilização da telemedicina, antecipação de parto ou cesariana por conta da pandemia, cuidados com o recém-nascido neste período e acompanhamento por familiares. 

O encontro contou também com a participação de Eleonora Moraes, psicóloga e doula, que falou sobre resiliência e saúde mental, destacando que os efeitos provocados pela pandemia são potencializados durante o período da gravidez. No fim da reunião, a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, destacou a diversidade e a qualidade do que foi abordado e, na oportunidade, fez menção ao Dia Internacional da Saúde (7 de abril), que esse ano homenageou justamente enfermeiras e obstetrizes, profissionais que estão na linha de frente ao combate ao Covid-19 e são fundamentais no processo de gestação e parto. 

O próximo encontro para abordar a “Gravidez e o Coronavírus” está agendado para esta terça-feira (14/04), às 13h30, e será dirigido às instituições participantes da Fase 2 do Movimento Parto Adequado. O link para inscrição é o https://ihi.webex.com/ihi-pt/k2/j.php?MTID=t408d114f1b6cb2081db329cf13882dd7. Ainda estão programadas outras duas reuniões, para os dias 24/04 e 30/04, ambas voltadas para os profissionais e gestores em saúde. 

Para acessar o material e o vídeo da reunião desta quinta-feira (09/04), clique aqui

 

 

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
ANS no Instagram
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página